Dois partidos que são motivo de uma briga em nível nacional e foram responsáveis pelos holofotes nacionais, devem medir cada um a sua maneira a força política aqui em Pernambuco. De um lado, o PT que aqui é presidido pelo deputado estadual Doriel Barros e o PL que é presidido pelo ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira. As duas legendas ainda vão para a briga em diversos municípios pernambucanos, mas já dá pra ver o peso de cada um comparando a 2022.
Em 2022, o PT conquistou três vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco: João Paulo, Rosa Amorim e o próprio Doriel Barros. No entanto, a legenda faz parte de uma federação que é formada pelo PC do B e pelo PV. Já o PL conquistou cinco vagas na Assembleia Legislativa: Alberto Feitosa, Nino de Enoque, Abimael Santos, Renato Antunes e Joel da Harpa.
Já na Câmara Federal, o PT conseguiu reeleger Carlos Veras e manteve a representação. Perdeu duas cadeiras se comparado ao ano de 2018 quando elegeu dois deputados federais. Já o PL, conseguiu eleger quatro deputados federais: André Ferreira, Pastor Eurico, Fernando Rodolfo e Coronel Meira.
A grande vantagem do PT está mesmo no Senado Federal. Desde 2011 o partido tem representativa na Casa Alta com o senador Humberto Costa, conseguiu emplacar mais uma e ficou com duas cadeiras. Teresa Leitão e Humberto Costa fazem a dobradinha petista.
O PL tem mais representativa que o PT em Pernambuco embora os petistas consigam mais força política pela representação no Senado e também por Lula estar na presidência.
A força do PL
O partido ganhou força em 2022 ao disputar o Governo do Estado com Anderson Ferreira e também o Senado com Gilson Machado. Além disso, Jair Bolsonaro concorreu a reeleição pela legenda. Querendo ou não, a presença dos partidos disputando a majoritária ajudaram a eleger bancadas fortes.
Representação
Já o PT não disputou o Governo de Pernambuco, apenas o Senado Federal. Os petistas apoiaram a candidatura de Danilo Cabral ao Governo. No entanto, a campanha foi feita em cima da volta de Lula a presidência o que terminou colaborando para o sucesso da legenda.
Tomando por exemplo
Nas eleições municipais de 2020, embora sem protagonizar ainda uma disputa nacional, o PL se saiu bem nas eleições municipais. O PL elegeu nove prefeitos. Já o PT conseguiu eleger cinco prefeitos no mesmo ano.
Destaque
De todos os municípios pernambucanos, a cidade mais importante para o PT é Serra Talhada. O partido está no comando do executivo municipal desde o ano de 2012 quando Luciano Duque foi eleito. Em 2020, indicada por Duque, Márcia Conrado foi eleita e vem conquistando cada vez mais protagonismo na política pernambucana.
Amupe
Além disso, o PT comanda até o início de 2024 a Amupe (Associação Municipalista Pernambucana) através da própria Márcia Conrado.
Diante de tudo isso, qual o resultado que podemos esperar para o PT e PL nas eleições de 2024?
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário