Alguns estados da federação já abriram ou projetam abrir nos próximos dias o seu comércio, tivemos como exemplo os estados de Santa Catarina e Espírito Santo que já reabriram, e outros que se preparam para uma reabertura gradual das atividades, como São Paulo e Distrito Federal a partir de maio.
Com 3.298 casos e 292 mortes, bem como um sistema de saúde colapsado, de acordo com as próprias autoridades, Pernambuco deverá destoar de outros estados da federação e prosseguirá com o isolamento social por mais alguns dias, sem ter por enquanto nenhuma previsão de volta.
A preocupação do governador Paulo Câmara consiste em salvar vidas e por isso ele prefere a continuidade do isolamento enquanto amplia a oferta de leitos hospitalares em todo o estado, portanto a questão econômica, neste momento, ficará relegada a um segundo plano. O prefeito Geraldo Julio também segue a linha do governador e afirma que não é o momento de flexibilizar as regras de isolamento social, o que reforça que ao menos no governo e na prefeitura do Recife a postura será diferente de outras localidades do país.
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal de que estados e municípios têm autonomia para determinar o fechamento ou abertura das atividades, fica a dúvida se outros prefeitos, em especial Anderson Ferreira, Raquel Lyra e Miguel Coelho, todos opositores do governador Paulo Câmara, se eles seguirão a orientação do estado, ou adotarão postura diferente no tocante ao funcionamento do comércio em seus respectivos municípios.
Judiciário – O Conselho Nacional de Justiça prorrogou até 15 de maio o funcionamento dos tribunais em regime extraordinário de plantão pelo covid-19. Continua suspenso o trabalho presencial no Poder Judiciário. O atendimento será via Internet.
Respiradores – O ministro Celso de Mello, do STF, determinou a entrega, ao governo do Maranhão, de 68 ventiladores pulmonares adquiridos pelo Estado e requisitados pela União. A falta de respiradores é a principal preocupação dos governadores.
Discrição – Diferentemente do seu antecessor, o ministro da Saúde Nelson Teich decidiu adotar uma postura mais discreta nas movimentações da sua pasta. Porém, segue trabalhando no sentido de apresentar um plano que traga resultados efetivos para o país na luta contra a Covid-19.
Emendas – Graças a emendas do deputado Sebastião Oliveira (PL) para a aquisição de equipamentos, o governador Paulo Câmara inaugurou ontem mais 84 leitos no Hospital Armindo Moura, em Moreno. A expectativa é que em maio sejam abertas mais 56 vagas na unidade hospitalar.
Live – Hoje realizarei uma live no Instagram com o procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Cristiano Pimentel. Na pauta, a atuação do MPCO e demais órgãos de controle nestes tempos de pandemia. A live irá ao ar a partir das 19:30 horas em nosso Instagram: @edmarlyra.
Inocente quer saber – Anderson, Miguel e Raquel flexibilizarão o funcionamento do comércio em suas cidades?
Fonte: Blog Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário