quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Disputa acirrada no Agreste

(Foto: Divulgação)

Uma das cidades mais politizadas de Pernambuco, Santa Cruz do Capibaribe tem o histórico de eleições acirradas. As duas últimas disputas foram resolvidas por uma diferença ínfima de votos. Em 2016, Edson Vieira derrotou Fernando Aragão por uma diferença de menos de mil votos. Em 2020, por exemplo, o prefeito Fábio Aragão foi eleito por uma diferença de pouco mais de 300 votos sobre o segundo colocado, que foi Allan Carneiro.

Na disputa de 2022 para presidente, Jair Bolsonaro derrotou Lula nos dois turnos na cidade, bem como Gilson Machado foi o mais votado para o Senado Federal, evidenciando a força do bolsonarismo na cidade. Diante deste cenário, Alessandra Vieira oficializou seu ingresso no PL, partido de Bolsonaro, para disputar a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em outubro.

Na disputa de 2020, Fábio Aragão acabou beneficiado por um forte sentimento de comoção, onde ele tornou-se prefeito após o falecimento de seu pai, Fernando Aragão, que era o nome natural para a disputa. Ainda assim, sua vantagem foi pequena.

Passados quatro anos, haverá na cidade uma discussão se Fábio Aragão merece mais quatro anos no comando da cidade, que poderá alavancar a postulação de Alessandra Vieira, que além de ter sido candidata a vice-governadora em 2022, representa uma gestão que governou a cidade por oito anos, garantindo desenvolvimento para o município através do ex-prefeito Edson Vieira. Por todas as circunstâncias, Santa Cruz do Capibaribe promete ter uma disputa que receberá grande atenção do meio político em outubro.

Vice – A ex-deputada Ducicleide Amorim poderá ingressar no Republicanos para ser candidata a vice-prefeita na chapa de reeleição do prefeito Simão Durando em Petrolina. Integrando a equipe da governadora Raquel Lyra, Dulcicleide irá comunicar a decisão à tucana. Seu marido, Odacy foi vice-prefeito de Fernando Bezerra Coelho e assumiu a prefeitura entre 2007 e 2008.

Aprovação – A iniciativa da governadora Raquel Lyra de atribuir uma tarifa única no sistema de transporte deverá ser aprovada pelo Consórcio Grande Recife nesta quinta-feira. O novo formato beneficiará a população mais carente que precisa utilizar o transporte público na região metropolitana.

Diálogo – A governadora Raquel Lyra e o senador Fernando Dueire tiveram uma conversa sobre a aliança entre o MDB e o PSDB com participação da legenda na gestão tucana. A expectativa é que o MDB possa emplacar uma importante secretaria no governo Raquel Lyra.

IPA – O presidente do IPA, Joaquim Neto, poderá deixar a função para que a governadora Raquel Lyra possa ampliar a participação do PP do deputado federal Eduardo da Fonte no governo. Apesar do movimento, os progressistas ainda esperam ocupar uma importante secretaria, que pode ser Desenvolvimento Econômico.

Inocente quer saber – Alessandra Vieira poderá desbancar Fábio Aragão em Santa Cruz do Capibaribe?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário