terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

“Minuta do Golpe” segue a assombrar Bolsonaro

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou a expectativa dos analistas políticos e fez uso do ato realizado ontem (25) na Avenida Paulista, em São Paulo, para negar participação em um suposto esquema gerado em sua gestão à frente do Palácio do Planalto para pôr em prática um golpe de Estado.

Investigado pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Tempus Veritatis, deflagrada após a delação premiada do ex-ajudante de ordem da Presidência da República, o tenente Mauro Cid, Bolsonaro disse, em discurso, que o documento que ficou conhecido como “Minuta do Golpe”, encontrado na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, teria tido como base a Constituição Federal.

“Golpe usando a constituição? Tenham santa paciência”, afirmou Bolsonaro, ao alegar perseguição política, embora não tenha citado nomes. Embora não tenha mencionado diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente citou “abusos por parte de alguns”.

Alvo de uma medida cautelar expedida por Alexandre de Moraes que o impede de ter contato com outros investigados, Bolsonaro precisou esperar num carro enquanto o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, discursava para o público, medida adotada para evitar uma possível prisão. Em seguida, pediu anistia para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, que culminou na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Em suma, o ato que em tese serviria para provar uma eventual sobrevida política do ex-presidente acabou como palanque para discursos vazios edificados em frases subjetivas. Apesar do grande número de apoiadores que compareceu ao evento, ao final restou a sensação de que Bolsonaro continua apostando na polarização e conversando apenas com parte da população e não com o todo.

Caruaru I
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), tem apostado na escuta e na capacidade de resolutividade da gestão municipal para ampliar o atendimento à população. É o que tem sido colocado em prática nas plenárias que a prefeitura tem realizado nos bairros. Ao ser questionado com alguma demanda, o secretariado é acionado para que a solução comece a ser pensada de imediato.

Caruaru II
O vereador Val Lima anunciou apoio à pré-candidatura à reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). Apesar de estar filiado ao PL, que conta com o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) como nome de oposição na disputa pela Prefeitura de Caruaru, Val enalteceu a atual gestão municipal e garantiu presença no palanque de Rodrigo nas eleições de outubro. A informação foi veiculada pelo Blog Cenário.

PL
Já o deputado federal Fernando Rodolfo, presidente do PL em Caruaru, ameaçou de expulsão o vereador Val Lima (PL) caso o parlamentar decida seguir outro rumo que não o de seguir as orientações do partido. Entretanto, o dirigente disse que a chapa do PL não vai contar com vereadores de mandato, ou seja, de qualquer forma, Val Lima não teria legenda para disputar a reeleição.

São Lourenço da Mata
O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB), anunciou, para a próxima terça-feira (27), a inauguração de mais uma creche-modelo no município. Esse tipo de equipamento tem capacidade para atender a um público de cerca de 100 crianças e vai ser o segundo a ser entregue à população em menos de uma semana – o primeiro foi inaugurado no último sábado (24), no bairro Parque Capibaribe.

Luto
Faleceu na noite do último domingo (25) o ex-diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran) de Pernambuco, Sebastião Marinho, vítima de um infarto. O enterro aconteceu no início da noite de ontem (26), no Cemitério Morada da Paz, na cidade do Paulista.

Fonte: Falar-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário