Liderado pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Republicanos tem tudo para eleger um número significativo de prefeitos. Com boa relação com o prefeito do Recife, João Campos, e com a governadora Raquel Lyra, o ministro tem demonstrado forte capacidade de articulação para fortalecer o seu partido.
Neste sentido muitas lideranças políticas representativas estão escolhendo o Republicanos para disputar as eleições deste ano, cujo partido poderá eleger pelo menos 25 prefeitos e a depender do cenário esse número poderá chegar a 40 gestores.
Se confirmado um cenário intermediário, indubitavelmente Silvio Costa Filho terá consolidado sua postulação majoritária, sendo uma alternativa para o Senado Federal, que será cobiçada tanto pela Frente Popular quanto pela governadora Raquel Lyra. Esse movimento é possível porque Silvio Costa Filho tem uma postura diferenciada, colocando os interesses de Pernambuco acima de questões políticas ou partidárias.
Portanto, o Republicanos deverá ser o caminho de quem não quer aresta nem com o PSB de João Campos, nem com Raquel Lyra nem com Lula. E diante deste cenário, o ambiente é extremamente favorável para que o partido tenha um excelente desempenho eleitoral.
Cancelamento vedado – O deputado federal Pedro Campos protocolou projeto de lei que pretende vedar o cancelamento, por falta de recarga, do registro numérico de telefone para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Pelas regras atuais da ANATEL, as operadoras de telefonia móvel têm obrigação de manter os números por determinado período sem recarga. Para o parlamentar, a manutenção do número é importante para garantir a manutenção de acesso a serviços do governo, vínculos de trabalhos, recuperação de contas pessoais, além da conexão com parentes distantes. O PL determina que a ANATEL deverá estabelecer regras para distinguir números de telefones ativos não utilizados dos números realmente em desuso, com a finalidade de evitar prejuízos para as operadoras que têm custo financeiro para manutenção dos números.
Resultado – A vitória obtida pelo deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho no pleno do TRE/PE por unanimidade em ação judicial para cassação de seu mandato foi fruto do trabalho dos advogados Pablo Bismack e Leucio Lemos.
Dívida – O Supremo Tribunal Federal confirmou decisão que prorrogou por 120 dias o prazo de adesão do Estado de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal. Por unanimidade, referendou liminar do ministro Nunes Marques que estendeu o prazo para renegociação de dívidas com a União. Segundo o voto, a conclusão do plano de recuperação é indispensável para que o Estado de Minas Gerais não fique em situação financeira de difícil reversão. O relator acrescentou que a própria União não fez objeção ao aumento do prazo. A decisão favorece a gestão Romeu Zema (NOVO).
Inocente quer saber – O Republicanos será um dos maiores partidos de Pernambuco após a abertura das urnas em outubro?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário