segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

A competitividade de Tarcísio em 2026

Foto: Divulgação

Ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas elegeu-se governador de São Paulo em 2022, e desde que assumiu o Palácio dos Bandeirantes, tornou-se um importante player com vistas a 2026. Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, o bolsonarismo teria apenas duas opções para 26: a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo.

Uma pesquisa realizada pelo Paraná Peaquisas contratada pelo PL apontou que Lula teria 44% das intenções de voto contra 42% de Jair Bolsonaro, um empate técnico, que a depender do cenário daqui a dois poderia fazer do ex-presidente um nome competitivo, mas como ele está fora do jogo até segunda ordem, os cenários mais prováveis seriam os que apontariam Lula com 45% e Michelle com 38% e Lula com 56% e Tarcísio 35%.

Apesar de Lula ter uma vantagem mais elástica sobre Tarcísio, o governador de São Paulo seria o mais desconhecido dos três possíveis adversários e teria também a menor rejeição. Então as chances dele captar a maioria do eleitor que hoje votaria em Bolsonaro são elevadas e ainda poderia buscar uma parte do eleitor de Lula e do eleitor mais ao centro.

O grande dilema dele é que governa o estado mais importante da federação e teria uma reeleição praticamente encaminhada em 2026. Na disputa presidencial, entraria numa bola dividida com chances reais de sucesso, mas também poderia ter um insucesso, o que poderia prejudicar seu futuro político. Até lá a dúvida permanecerá, mas indiscutivelmente Tarcísio é o melhor nome da centro-direita para 2026.

Estampa – Chamou atenção a representatividade do figurino do presidente da Alepe, Álvaro Porto, e de seus familiares no Baile Municipal, no sábado. O tecido das fantasias misturava símbolos de setores produtivos de Pernambuco, como cana-de-açúcar e gado de corte, com elementos da cultura do estado. Além disso, trazia imagens dos homenageados do Carnaval do Recife, Lia de Itamaracá e Chico Science.

Pedro Freitas – Após realizar um excelente trabalho na diretoria do Banco do Nordeste ao lado de Paulo Câmara, Pedro Freitas assumiu uma das vice-presidências da Caixa Econômica Federal. Com forte capacidade técnica, Freitas terá como deixar uma marca na CEF durante o período que ocupar a função.

Coletiva – Nesta segunda-feira, às 10h, o Governo do Estado vai realizar uma coletiva de imprensa para detalhar as ações do Carnaval de Pernambuco 2024. Entre os temas que serão divulgados, estão os investimentos na área da cultura, as operações para a saúde, mobilidade, turismo, entre outras áreas.

Secretários – Estarão presentes na coletiva os secretários Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Cacau de Paula (Cultura), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Mariana Melo (Mulher), Flávio Oliveira (Justiça e Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Zilda Cavalcanti (Saúde), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas), o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o presidente do Grande Recife, Matheus Freitas, e o assessor da Diretoria Regional Metropolitana da Compesa, Robson Santos.

Inocente quer saber – Tarcísio deixaria a reeleição em São Paulo para tentar a presidência?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário