sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Sem PT na vice, sem apoio

 

O senador Humberto Costa foi bem claro durante confraternização da imprensa na última quarta-feira: a prioridade do PT hoje no Recife, é indicar a vaga de vice de João Campos. Essa inclusive é a única possibilidade para que o partido feche questão com relação ao apoio ao prefeito. Caso o projeto de João fosse apenas com relação a 2024 estaria praticamente tudo certo e acertado: ele seria o cabeça de chapa e o PT indicaria o vice e era só organizar a base de apoio.

O fato é que o prefeito João Campos tem um projeto político para 2026 ainda que não oficial. Ele será candidato à reeleição e vencendo o pleito, renunciaria a Prefeitura no início de abril de 2026 para se candidatar ao Governo. Caminho que foi feito por Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra em 2022.

Tendo em vista justamente esta possibilidade de renúncia de João, o prefeito e aliados trabalham com a hipótese de uma chapa puro sangue com o PSB ocupando a vaga do prefeito e também a vice para que em caso de renúncia, a Prefeitura continue sob o comando do PSB. Assim, caso João dispute o Governo e não obtenha sucesso, a Prefeitura continuaria nas mãos dos socialistas.

O fato é que 2026 o PT tem um projeto majoritário para o Governo de Pernambuco que será o senador Humberto Costa. Isso também não é segredo para ninguém e no interior o partido já trabalha com este cenário inclusive nos encontros regionais. Humberto não é contrário ao projeto de João Campos em 2024, desde que haja reciprocidade do PSB ao PT: uma aliança para o ano que vem e também para 2026. 

Sem ter essa reciprocidade, fica difícil fechar apoio.

Apoio

Por falar no PT, o MDB formaliza nesta sexta-feira o apoio a pré-candidatura de Elias Gomes a Prefeitura de Jaboatão. O evento contará com a presença de lideranças estaduais da legenda como o presidente estadual e ex-deputado federal Raul Henry; o senador Fernando Dueire; a deputada federal Iza Arruda; o deputado estadual Jarbas Filho; o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto; e o ex-senador e ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos.

Raquel Lyra

A governadora Raquel Lyra, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lança o edital de licitação para a primeira etapa da obra de dragagem do canal interno do Porto de Suape, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas. No fim da tarde, a governadora  inaugura o novo bloco cirúrgico do Hospital Alfa, em Boa Viagem, no Recife.

Salário Mínimo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho afirmou durante entrevista coletiva à imprensa sobre as ações realizadas pela pasta ao longo do ano de 2023 e projeções para 2024, que o salário mínimo será de R$ 1.412 a partir de janeiro de 2024. Também destacou a retomada do emprego no país, com o crescimento do emprego formal.

Mano Medeiros

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, assinou ontem, junto ao Banco do Brasil, uma operação de crédito no valor de R$ 70 milhões. Os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura urbana em todas as regiões do município. O contrato foi assinado no Complexo Administrativo da Prefeitura em Jaboatão.

Cortês

A prefeita de Cortês, Fátima Borba, não vem sendo feliz em sua gestão e já anda bastante preocupada com a eleição de 2024 quando tentará se reeleger. No ano passado, a prefeita não conseguiu que seus deputados fosse majoritários em sua cidade. Além disso, ela não conseguiu dar vitória ao seu candidato a governador que foi o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário