quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Os camaleões de Petrolina

 

O ex-senador Fernando Bezerra Coelho que se aposentou da política no ano passado deu uma declaração na cidade de Petrolina de que Miguel Coelho será candidato a senador em 2026 na chapa do prefeito João Campos que pretende disputar o Governo de Pernambuco. Que Miguel tenta sem sucesso construir uma liderança visando a eleição de 2026 é lógico. Mas no momento, o ex-prefeito se muito conseguir, e olhe lá, é uma vaga na Câmara Federal na qual deve tentar ao lado do seu irmão, Fernando Filho.

Mas daqui até lá, podem lançá-lo a tudo: governador, senador e presidente da república até, já que terá idade para isso em 2026. No entanto, vencer o pleito aí será outro caminho. Miguel entrou no ostracismo da política e hoje passou a ser um político que fala apenas para a cidade de Petrolina. Seu grupo político tem perdido diversos espaços e apoios nos mais diversos municípios onde apoiaram Miguel em 2022 e cobram sua presença já agora em 2024 já que os Coelhos abandonaram totalmente a maioria dos seus aliados daquele ano.

Com essa declaração, Fernando Bezerra Coelho apenas está carimbando seu grupo e sua família como camaleões. Eles já foram apoiadores de Jarbas, de Eduardo, de Armando, de Paulo Câmara a quem fizeram oposição durante seis anos. Em 2022, Miguel fez uma forte oposição ao PSB e agora, após não conseguir espaço na gestão Raquel Lyra, passou a ser oposição ao seu governo e se aliando ao prefeito João Campos. 

A nível nacional, a atuação política de Fernando Bezerra Coelho foi a menos coerente. Em 2011 foi ministro de Dilma, em 2014 se elegeu senador pela oposição. Bastou botar o pé em Brasília que virou governo. Votou pelo impeachment de Dilma, apoiou a gestão de Michel Temer e terminou sua carreira política como líder do governo Bolsonaro.

Uma verdadeira metamorfose ambulante que busca de todas as formas reconquistar o espaço na política pernambucana, mas é algo que não será tão fácil assim. Tem muita gente e a maioria sempre teve lado.

Prioridade

A única prioridade de toda a família Coelho é a reeleição do prefeito Simão Durando. O deputado licenciado Antonio Coelho que assumiu a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, deixou seus aliados a verem navios desde que o seu suplente, Edson Vieira assumiu o mandato. De lá pra cá, Antonio só vem somando perdas e tentando recuperar o espaço com algumas lideranças da capital.

Falta de confiança

Segundo os bastidores da política, a falta de confiança pesou e muito contra a entrada do grupo de Miguel Coelho na gestão de Raquel. O que se diz é que a única coisa que pretendiam era queimar os aliados da governadora e assim preparar o grupo para eleições futuras. Afinal de contas, ninguém conseguiu até hoje trabalhar na base da confiança entre ambos justamente pelo histórico de camaleões da própria família.

Em si

O projeto do grupo político dos Coelhos gira hoje apenas de um único nome: Simão Durando. Os demais, são aliados mas não com a mesma intensidade tendo em vista que Miguel voltou a ser um líder político provinciano. São grandes as reclamações de aliados de Miguel em 2022 depois da ausência do ex-prefeito e o verdadeiro mergulho na política estadual.

Requerimento

O presidente da Assembleia Legislativa Álvaro Porto enviou ofício à governadora Raquel Lyra solicitando ao Estado a revogação da Lei que estabeleceu o aumento de 18% para 20,5% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e partir do dia 1º de janeiro de 2024. No ofício, Álvaro argumenta que a reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional , suprimiu o artigo que tratava da regra de divisão do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) com os Estados,

Liderança

A oposição está liderando a pesquisa para a Prefeitura de Arcoverde. A soma das intenções de votos dos dois nomes de oposição ultrapassa a casa dos 70%. Zeca Cavalcanti é o que melhor pontua conseguindo ultrapassar a casa dos 40%. Madalena Brito tem pouco mais de 20%. Já o prefeito Wellington Maciel aparece bem abaixo com apenas 7%. O levantamento foi feito pelo instituto Opinião.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário