sábado, 8 de julho de 2023

Um sistema que agoniza à espera de respostas

 =

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

A governadora Raquel Lyra (PSDB) não deu, até o momento, nenhuma sinalização de como pretende desatar um dos principais nós da segurança pública de Pernambuco – o sistema prisional.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPC), Pernambuco figuraria entra os cinco piores do Brasil com uma relação de 13,96 policiais penais por preso, praticamente metade da média nacional e representando apenas 36% do recomendado pelo CNPCP.

No Estado, atualmente, são 31.230 PPL (Pessoas Privadas de Liberdade), segundo levantamento do Sindicato dos Policiais Penais (SINPOLPEN), para apenas 999 policiais no exercício da atividade fim de custódia.

E o mais grave diante desse cenário é que embora haja uma vacância de 2.547 cargos vagos, há pessoas aptas a assumirem parte dessas vagas à espera de uma sinalização do Governo de Pernambuco para assumir. São os 1.354 aprovados no último concurso da Polícia Penal, com curso de formação já concluído, mas que até o momento só escutam um silêncio perturbador do Executivo Estadual.

Diante da falta de resposta do Governo, na última terça-feira (4), inclusive, o Sindicato da Polícia Penal de Pernambuco, junto com a comissão dos aprovados no curso de formação da APPE, entregou ao Ministério Público do Estado um pedido de apoio para a nomeação de todos os aprovados do curso de formação.

“Estamos sempre em busca da nomeação de todos os aprovados, pois a segurança das unidades prisionais assim como de toda a sociedade, dependem do real controle das unidades pelos Policiais Penais e para isso precisamos de efetivo além de aliviar a sobre carga de trabalho”, revelou a presidente do SINPOLPEN, Márcia Silva.

Esperança – Espera-se que a governadora Raquel possa reservar um espaço em seu plano para reduzir os índices de violência no Estado, guardado a sete chaves, que deve substituir o Pacto pela vida, uma das principais marcas da gestão dos 16 anos do PSB, para o sistema prisional. E o principal, que ele contemple como ponto de partida, além da ampliação no número de investimento por preso, apenas R$1.279,27, o segundo menor investimento do Brasil, a convocação dos 1.354 policiais penais aprovados.

Aplausos – A Câmara do Recife aprovou, na última segunda-feira (3), um voto de aplausos e congratulações aos aprovados no último concurso da Polícia Penal de Pernambuco e ao Sindicato da Polícia Penal do Estado (SINPOLPEN-PE). O ato se deu em reconhecimento a uma ação solidária de doação de sangue promovida entre os dias 7 e 9 de junho pelos aprovados. O requerimento, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), reconhece a iniciativa como uma medida de protesto, realizada pela categoria em prol do cronograma de nomeação de aprovados no último concurso público para preenchimento de cargos da Polícia Penal.

Surpresa – Parece piada, mas a governadora revelou ter recebido com surpresa a deflagração do Estado de Greve, anunciada pelo Sindicato dos Profissionais da Educação (Sintepe), na última quarta-feira (5). Na visão da tucana, os profissionais da educação deveriam se mostrar conformados com a aprovação do PLC 712/2023 que excluiu mais 52 mil profissionais de qualquer reajuste neste ano.

Pressão – A Comissão dos aprovados no último concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco tem pressionado a governadora para que ela convoque os cerca de 7 mil aprovados no cadastro reserva do certame. A justificativa para a convocação imediata após a nomeação, em maio, dos 2,9 mil aprovados, se dá em razão da rede estadual contar com quase 27 mil contratos temporários, vagas que pela legislação, deveriam ser preenchidas por concursados.

Em defesa de Tarcísio – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comentou, ontem, o atrito registrado em vídeo durante reunião do PL, realizada na quinta-feira, envolvendo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a ala bolsonarista da legenda. “O governador Tarcísio não mereceu o que foi feito. Aquilo ali não representa o sentimento da política e merecia uma reprimenda por parte da direção do PL, porque ele foi lá para contribuir, como contribuiu na bancada do Republicanos, como contribuiu na bancada paulista e na reunião do Colégio de Líderes. Com a força que tem a representatividade do cargo de governador do estado de São Paulo”, disse.

CURTAS

MAIS CHUVAS – A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), emitiu um novo alerta de chuvas para a Mata Sul de Pernambuco para hoje e amanhã. A chuvas devem continuar com intensidade que varia de fraca, moderada e forte em algumas áreas específicas do estado.

DESABAMENTO – Até o fechamento desta coluna, O número de mortes por causa do desabamento do prédio de quatro andares, na manhã desta sexta-feira (7), no Conjunto Beira-Mar, no bairro do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, subiu para seis. O Corpo de Bombeiros trabalha em três frentes de atuação no momento. Ainda existem sete pessoas para serem retiradas dos escombros.

Perguntar não ofende: Quando Raquel dará sinais de que irá resolver os problemas do Estado?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário