sábado, 8 de julho de 2023

Lula da Fonte: 'O PP vai ser o partido que mais vai crescer em 2024'

 (Foto: Paulo Paiva/Divulgação)
Foto: Paulo Paiva/Divulgação
Eleito para o primeiro mandato em 2022, diante de um cenário de um país dividido em meio à polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), Lula da Fonte estreou na política tendo como um dos grandes desafios o de buscar a própria voz na Câmara Federal. Filho do presidente do Partido Progressista (PP) em Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte, Lula acumula ainda a vice-presidência da sigla no estado, e disse não ter dúvidas de que a legenda vai ocupar um lugar de protagonismo no pleito de 2024.

Em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco, Lula enalteceu o legado do pai como legislador, mas firmou compromisso em “superar as gerações anteriores”, a partir do direcionamento do mandato para áreas como saúde e tributação. Ferrenho defensor do presidente Lula, observou com cuidado os gargalos enfrentados pela governadora Raquel Lyra (PSDB), muitos aos quais atribuiu aos 16 anos das gestões do PSB à frente do Palácio do Campo das Princesas.

Mandato
“Estamos tendo a grande oportunidade de representar o povo pernambucano na Câmara Federal. Já conseguimos apresentar vários importantes projetos de lei, como por exemplo o que zera o imposto PIS/Cofins para medicamentos para pacientes com microcefalia. O fomento da agricultura familiar também é uma bandeira nossa - estamos sempre defendendo o Agreste Meridional e ecoando as vozes dos municípios pernambucanos.”

Comissões
“Participo da Comissão de Agricultura que, sem dúvida nenhuma, é uma comissão importantíssima para todo o Brasil, e da Comissão de Finanças e Tributação. [...] Temos que priorizar a reforma tributária, que será muito importante para todo o país. Além dessas, também faço parte da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, um tema que deve sempre ser priorizado.”

Referência
“Tive a oportunidade de ter o professor dentro de casa, que é o meu pai, o deputado federal Eduardo da Fonte. Está no seu quinto mandato e tem bagagem, experiência e serviço prestados. Ainda tenho muito o que aprender com ele, mas claro, temos que buscar sempre superar as gerações anteriores. Não tenho dúvida que o sonho do meu pai - e o meu sonho como parlamentar - é que eu seja ainda melhor que ele. Com muito trabalho e muito respeito, irei mostrar ao povo pernambucano que Lula da Fonte é um deputado federal e Eduardo da Fonte é outro deputado. E eu, através da minha proatividade e da minha juventude, vou estar batalhando cada vez mais pela qualidade de vida do nosso povo. Estarei sempre buscando aprender com Eduardo da Fonte, mas mostrando o meu trabalho e a minha disposição de mudar Pernambuco.”

PP
“Não tenho dúvidas que o Progressistas será o partido que mais irá crescer em 2024. Temos quadros importantes na Região Metropolitana, como o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, e o prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino. E já estamos preparando candidaturas para ganhar as eleições nos municípios do Jaboatão e Ipojuca, entre outros na Metropolitana. Estamos preparando quadros para o todas as regiões do estado e não tenho dúvidas que o Progressistas é, hoje, visto como um partido atrativo. Os prefeitos têm nos procurado para se filiarem. Contamos hoje com mais de 30 prefeitos em nossa legenda e a expectativa é dobrar esse número. O presidente [Eduardo da Fonte] está de parabéns pela excelente condução do partido e eu, como vice-presidente, sigo batalhando muito para que o partido cresça sempre mais.”

Executivo
“Não tenho dúvida que seria uma grande experiência disputar um cargo no Executivo, mas minha prioridade agora é desempenhar um bom mandato na Câmara Federal para que o povo se orgulhe dos votos que me deu no dia 2 de outubro. Isso não passa pela minha cabeça - meu foco agora é fazer um bom papel na Câmara Federal em busca da melhor qualidade de vida para o povo pernambucano.”

Lula
“Em seis meses ele baixou o gás de cozinha, o preço da carne, do milho, da soja e o dólar caiu. Como deputado federal, tenho que ser sensível no que é de interesse do Brasil. Votamos a favor do arcabouço fiscal para o ministro Fernando Haddad (PT) implementar melhorias em nossa economia. Nos próximos dias temos a expectativa que o governo Lula implemente cada vez mais políticas públicas importantes. Estamos podendo ver o relançamento de programas sociais, como o de aquisição alimentos (PAA), que é tão importante aqui no estado e em outras regiões do Nordeste e do Norte.”

Raquel Lyra
“Naturalmente, a governadora Raquel Lyra vem esbarrando em algumas dificuldades. Não é fácil romper um círculo de 16 anos de governo. Esses seis meses foram para a governadora entender a máquina pública, saber quais políticas públicas implementar em nosso estado. Recentemente, ela anunciou o maior investimento na história do estado em educação. Então a minha expectativa para o governo Raquel Lyra é a melhor possível, sempre priorizando áreas importantes como educação, saúde e infraestrutura. A governadora pegou estradas sucateadas, e será um grande desafio investir na infraestrutura, mas como uma mulher de fibra, sensível às causas sociais, ela irá priorizar a melhora da qualidade de vida dos pernambucanos.”

Reconhecimento
“Fico muito feliz em estar na Câmara Federal. O povo pernambucano me deu uma grande oportunidade e estou 'pegado no serviço', 24 horas por dia, agarrando essa oportunidade com unhas e dentes para que os 94 mil eleitores sintam-se representados. E não apenas os meus eleitores, mas os nove milhões e 300 mil pernambucanos que sonham com um futuro melhor e uma renda digna para suas famílias.”

Fonte: Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário