terça-feira, 25 de julho de 2023

Conheça e siga os perfis oficiais do TSE nas principais redes sociais

 Redes sociais TSE - 24.07.2023

Auxiliar a sociedade com informação de confiança, verificada, atualizada, descomplicada, apurada por profissionais e vinda direto da fonte: é essa a missão das redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para atingir esse objetivo, a Corte criou, ampliou e mantém perfis oficiais em pleno funcionamento em dez das principais plataformas digitais: Instagram, TikTok, YouTube, Facebook, Kwai, WhatsApp, Telegram, Twitter, Linkedin e Flickr.

Essa forma de comunicação com os mais distintos públicos da sociedade brasileira usa as inovações tecnológicas a favor da democracia e tem como objetivo ir além da prestação de serviços da Justiça Eleitoral sobre direitos e deveres na hora do voto. Aproximando a Corte das demandas diárias do cidadão e divulgando campanhas e ações promovidas pelo TSE, as postagens são aliadas de eleitoras e eleitores no combate à produção e disseminação de fake news no dia a dia, seja dentro ou fora do período eleitoral.

Voltadas a promover um ambiente virtual livre de notícias falsas, as redes sociais e canais oficiais do tribunal buscam inibir dados manipulados, informações distorcidas, discursos de ódio, mentiras e outras formas de contaminação da população que são executadas, muitas vezes de forma criminosa, por meio de propagação em massa nas redes sociais.

O tribunal alimenta esses perfis com conteúdos informativos institucionais, acessíveis, democráticos e relevantes, aplicando uma linguagem dinâmica e informal que também conecta e impacta cidadãs e cidadãos de todas as faixas de idade e regiões do país, inclusive futuros eleitores e eleitoras.  

Vale lembrar que, desde 2020, o TSE promove ampla mobilização em defesa de eleições limpas e contra fake news, força-tarefa de abrangência nacional que incluiu um memorando de entendimento com as empresas que comandam as redes Twitter, LinkedIn, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai. A parceria integrou o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, desenvolvido pela Justiça Eleitoral desde 2018, e não acarreta nenhum custo para o TSE. A finalidade é combater, de modo ininterrupto, a desinformação relacionada à Justiça Eleitoral, ao sistema eletrônico de votação e ao processo eleitoral em diferentes fases.

Siga os perfis oficiais verificados do TSE nas suas redes sociais, compartilhe-os com seus familiares e grupos de convívio e interaja com os canais para tirar dúvidas e fazer sugestões. A democracia e o país agradecem!  

YouTube

No canal da Justiça Eleitoral no YouTube, o eleitor pode acompanhar ao vivo as sessões plenárias da Corte Eleitoral, transmitidas às terças e quintas-feiras, além de acessar conteúdos digitais exclusivos separados por playlists. Atualmente, mais de 409 mil pessoas estão inscritas no canal da JE na plataforma. 

Facebook

página do TSE no Facebook tem 312 mil seguidores. É um importante meio de propagação de informações confiáveis relacionadas ao processo eleitoral brasileiro. O espaço também é utilizado para divulgar conteúdos úteis ao eleitor e promover ações de conscientização sobre a democracia brasileira, além de transmitir sessões de julgamento.

Instagram

perfil oficial da Justiça Eleitoral no Instagram tem mais de 429 mil seguidores e compartilha campanhas educativas, informações eleitorais e ações realizadas tanto pelo TSE quanto pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A interação com o usuário acontece por meio das publicações no feed, nos stories e nas transmissões ao vivo. O link na bio proporciona acesso facilitado às notícias e às demais informações de interesse público.

Twitter

Com mais de 677 mil seguidores e informações úteis e rápidas, a conta @TSEjusbr veicula conteúdo institucional ou relacionado às campanhas publicitárias. A ferramenta é utilizada para a divulgação dos programas de rádio e TV produzidos pelo Tribunal e para a transmissão de todas as sessões de julgamento da Corte Eleitoral.

WhatsApp

Fruto de um acordo com o serviço de mensagens instantâneas e a empresa InfoBip, o assistente virtual do TSE no WhatsApp ajudou muitos eleitores a tirar dúvidas durante as eleições de 2020 e de 2022.  No período eleitoral, brasileiras e brasileiros puderam consultar pelo chatbot o local de votação e acessar informações importantes sobre a votação. A ferramenta é uma importante aliada da Justiça Eleitoral no combate às fake news propagadas na internet.

Flickr

Criado em 2016, o Flickr do TSE reúne registros fotográficos das sessões plenárias de julgamento, das solenidades realizadas pela Corte e de compromissos oficiais. O banco de imagens é disponibilizado em alta resolução e pode ser baixado gratuitamente.

Linkedin

O TSE também está no Linkedin, uma plataforma social com foco em conexões de profissionais voltadas ao mercado de trabalho. No espaço, o tribunal compartilha conteúdos de enfrentamento da desinformação e atualiza os usuários com as últimas informações da Corte. 

TikTok

Faixa etária de preponderante presença no TikTok, aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos, os jovens também têm um canal direto de comunicação com o Tribunal na rede. Com o objetivo de promover uma maior aproximação com essa relevante faixa do eleitorado, o TSE assinou um acordo com o TikTok, uma das maiores redes sociais do mundo. 

Kwai

Com contas bem estabelecidas em várias plataformas, o TSE expandiu ainda mais sua atuação no universo digital e entrou no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, e no qual já abriu a urna eletrônica mostrando como ela funciona.

Telegram

O TSE ampliou a presença nas redes e criou um perfil oficial no Telegram, uma das principais plataformas digitais da atualidade. Para se inscrever, basta baixar o Telegram nas lojas de aplicativos e procurar pelo perfil @tsejus. Importante observar o símbolo azul que identifica o canal verificado. Para quem já tem o aplicativo, basta clicar no link http://t.me/tsejushttps://t.me/tsejus.

O alcance médio das postagens no canal atualmente é de 26,1 mil pessoas e, desde a criação do perfil, foram publicados mais de 620 conteúdos, com média de 28 publicações por mês.

Fonte :TSE.

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