Da Redação do Blog – O presidente do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar, disse que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos reflete uma vitória do estado democrático de direito e da própria democracia.
Em entrevista ao editor do blog, Ricardo Antunes, Luciano Bivar afirmou que esta sexta (30), data do encerramento do julgamento no TSE, é um dia histórico para o país.
“Ficou claro que se queria dar o golpe no país e na democracia. Era um processo de médio e longo prazos. Um golpe foi evitado”, afirmou o deputado.
Integrante da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados, Bivar era o presidente do PSL quando Jair Bolsonaro ganhou a eleição presidencial de 2018 contra Fernando Haddad (PT).
No período de viabilização das alianças para 2018, Bolsonaro procurava um partido para se candidatar ao Planalto. O ex-presidente veio ao Recife para um encontro com Bivar para acertar o ingresso no PSL, que depois se juntou ao Democratas e formou o União Brasil. Anos depois, Bolsonaro traiu o deputado pernambucano e migrou para o PL, partido pelo qual disputou com Lula (PT) a presidência, no ano passado, e perdeu. .
A relação com o estilo arrogante e autoritário do então presidente nunca foi amistosa. Ao contrário da ala mais radical dos bolsonaristas, Luciano Bivar sempre defendeu a livre iniciativa e os pilares da democracia coisa que o ex presidente fazia questão de ignorar.
Primeiro secretário da Câmara dos Deputados, Bivar, também foi um dos críticos do estilo de Bolsonaro que cansou de provocar “arroubos” e desafiar o STF, além de estimular sua “tropa de choque” contra as regras do jogo eleitoral.
Fonte: Blog de Ricardo Antunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário