quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Republicanos dá start na reeleição de João Campos

 

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira o Republicanos do ministro dos Portos e Aeroportos realizará um ato na capital pernambucana para oficializar o apoio à reeleição de João Campos. Líder da oposição ao PSB no primeiro governo Paulo Câmara entre 2015 e 2018, Silvio Costa Filho elegeu-se deputado federal com João Campos e os dois se aproximaram em Brasília.

Nas eleições de 2020, João Campos disputou a prefeitura do Recife com o importante apoio do Republicanos, que havia selado sua volta para a Frente Popular. Cada vez mais afinados, João Campos e Silvio Costa Filho estão construindo uma relação não só para 2024 como também para 2026.

Esse apoio do Republicanos, apesar de não ser nenhuma novidade, tem um forte simbolismo para o avanço de novas legendas para reforçar o projeto de reeleição do socialista. A expectativa é que pelo menos União Brasil e a federação composta por PT, PCdoB e PV também anunciem o apoio ao socialista. Outras legendas como PDT e MDB também são esperadas no palanque do prefeito, mas há uma forte corte da governadora Raquel Lyra para levar as duas legendas para o seu palanque.

João Campos, que ostenta elevados índices de aprovação, chegou no ano eleitoral com uma forte agenda positiva e poderá ter o melhor desempenho da história do Recife de um prefeito tentando a reeleição.

Câmeras – “Sempre que for possível e, tecnicamente viável, os agentes de segurança pública devem fazer uso de câmeras corporais. As imagens das abordagens devem ser gravadas e armazenadas por, no mínimo, 90 dias”, diz nota técnica. Essas são algumas das sugestões apresentadas pelo Ministério Público Federal ao Ministério da Justiça, que realiza consulta pública sobre o tema. Uma das sugestões é para que “portaria incorpore dispositivo que preveja a responsabilização funcional pelo não-uso das câmeras corporais ou seu uso em desconformidade com os regulamentos”. O assunto é polêmico em vários estados. Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi contra a implantação.

Marcado – O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, liberou para julgamento as duas ações que pedem a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O julgamento ocorrerá em 8 de fevereiro. Uma das ações foi ajuizada pelo PL. Outra pela Federação Brasil da Esperança, do PT, PCdoB e PV. Caso o ex-juiz perca o mandato, haverá eleição suplementar no Paraná. O Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à cassação.

Volta – O Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, retoma seus trabalhos a partir de hoje. No estado, a Assembleia Legislativa de Pernambuco também voltará ao seu funcionamento após o recesso parlamentar desde o ano passado.

Inocente quer saber – Qual será o próximo partido a oficializar apoio à reeleição de João Campos?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário