quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Republicanos dá nó na política de Petrolina

 

O ministro Silvio Costa Filho desembarca nesta sexta-feira na cidade de Petrolina para anunciar o apoio do Republicanos a reeleição de Simão Durando. O apoio a Simão Durando pelo Republicanos é tido como uma exceção em Pernambuco, tendo em vista que o próprio ministro já disse por diversas vezes que aqui em Pernambuco seguirá a cartilha de Lula. Ora, lá em Petrolina existe a possibilidade de o PT ter uma candidatura própria na cidade com o ex-deputado Odacy Amorim. Inclusive, todos os que fizeram campanha para Lula na cidade estão justamente na oposição ao prefeito.

No entanto, tanto o prefeito Simão Durando quanto o seu padrinho político, Miguel Coelho, apoiaram e votaram em Bolsonaro em uma eleição que foi histórica para o PT e para o presidente Lula. O grupo de Miguel Coelho na Câmara Federal é ligado ao deputado federal Artur Lira (PP) e segue a cartilha do centrão, grupo do qual também faz parte o ministro Silvio Costa Filho. Logo, Miguel, Simão Durando e o grupo político dos Coelhos é apenas os órfãos do governo federal anterior ao de Lula.

O acordo para o apoio do Republicanos é na verdade apenas provincial e não conta de maneira nenhuma com o respaldo da gestão federal e nem de Lula. Mas trata-se unicamente de uma busca de espaços do próprio Silvio Costa Filho que não esconde de ninguém a intenção de disputar o Senado Federal em 2026. Ponto para Silvio nesta questão.

Mesmo assim, o apoio não tem sido bem visto pelo PT já que o currículo de falta de credibilidade na política tanto por Miguel quanto por seu grupo é extenso. No final do ano passado o senador Humberto Costa e deputados do PT estiveram presentes na cidade reforçando a intenção de disputarem a Prefeitura. A última eleição que o grupo de Miguel Coelho votou com o PT para a presidência da república foi no ano de 2010 quando Dilma se candidatou pela primeira vez. De lá pra cá o grupo sempre optou pela oposição ao PT em nível federal.

Vai mudar?

Miguel Coelho votou em Aécio Neves no ano de 2014 e o seu pai Fernando Bezerra Coelho, então senador, votou pelo impeachment da presidente Dilma. Em 2018, o grupo votou em Jair Bolsonaro contra Fernando Haddad e em 2022 em Bolsonaro contra Lula. Será que Miguel vai fazer o L agora depois de tantos anos de oposição ao governo federal?

PSB

O PSB segue agregando importantes quadros políticos para a disputa municipal de 2024. A legenda planeja lançar o máximo possível de candidaturas competitivas nas principais cidades pernambucanas, ou emplacar aliados estratégicos.

Prouni

o Prouni Recife passa a ser o “Programa Educação Para Todos - Novo Prouni e Protec Recife”. Além das vagas de ensino superior, o programa vai oferecer centenas de bolsas para os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam fazer um curso técnico. Ao todo, são 471 bolsas, sendo 61 para a graduação superior e 410 para o ensino técnico.

Dani Portela

Em reunião ontem, o PSOL realizou o seu congresso interno, com amplo debate entre os filiados, onde foi definido o nome da deputada estadual Dani Portela para concorrer a Prefeitura do Recife. O diretório também vai iniciar a construção de uma chapa proporcional que permita ao partido ampliar suas representações na Câmara Municipal do Recife.

Solidariedade

A ex-deputada federal e vice-presidente do Solidariedade, Marília Arraes, segue percorrendo Pernambuco em busca de crescer o partido em Pernambuco. Marília esteve em Gravatá se reunindo com lideranças do agreste. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário