quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Raquel consolida PDT no governo

(Foto: Janaína Pepeu | SECOM)

Adversários de Raquel Lyra em Caruaru, os ex-deputados José Queiroz e Wolney Queiroz apoiaram Danilo Cabral no primeiro turno e Marília Arraes na segunda etapa, figurando na oposição ao governo Raquel durante todo o ano de 2023. Porém, uma conjuntura no Ceará fez com que o PDT se afastasse do PSB em Pernambuco e abriu caminho para uma aliança entre a governadora Raquel Lyra, do PSDB, com o PDT.

Esse é o segundo movimento abrupto da governadora em relação a partidos que integravam a Frente Popular. Primeiro foi o PSD que deixou a base de sustentação do PSB e seguiu para o governo Raquel Lyra, ocupando a secretaria de Cultura. Ontem foi a vez do PDT que ocupará a secretaria de Criança e Juventude.

Ainda está no radar da governadora a chegada do MDB, que poderá ocupar  uma importante secretaria. O movimento consolidaria o partido na base de sustentação de Lyra, que já tem PSDB, Cidadania, PSD, PP, PL e Podemos, e com a chegada de PDT e MDB se tornaria ainda mais ampla.

Raquel Lyra tem dado mostras que está sabendo aproveitar as oportunidades, e pouco a pouco vai formando sua base de sustentação para garantir a governabilidade e posteriormente para preparar sua reeleição em 2026.

Indicado – O nome escolhido para ocupar a pasta é Ismênio Bezerra, que já foi secretário no Ceará e atualmente ocupa a assessoria parlamentar do ministério da Previdência Social.

Continuidade – O ex-presidente da Copergás André Campos disse que ficou feliz por ver a governadora Raquel Lyra dar continuidade ao projeto de interiorização do gás natural, iniciado no Governo Paulo Câmara – por meio do Projeto Rede Local. Na gestão de André, o GN foi disponibilizado para Petrolina (Sertão do São Francisco) e Garanhuns (Agreste Meridional) e foram iniciados estudos para levar o combustível também ao Polo Gesseiro do Araripe, em parceria com o Sindicato da Indústria do Gesso (Sindusgesso). Essa terceira etapa foi agora confirmada por Raquel.

Clima ruim – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não poupou o Palácio do Planalto de críticas após corte no orçamento das emendas parlamentares. Lira afirma que não inviabilizará o trabalho do legislativo, mas deixou nas entrelinhas a sua insatisfação tanto com o governo Lula quanto com o Supremo Tribunal Federal.

Jaqueira – Apesar de ser um importante equipamento público, o Parque da Jaqueira era de propriedade do INSS. Ontem o prefeito João Campos anunciou a cessão do governo federal para o município.

Inocente quer saber – Qual será o quinhão do MDB no governo Raquel Lyra?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário