Após a vinda de Lula a Pernambuco, o sentimento de aliança entre PSB e PT com vistas a 2024 se acentuou. Tudo indica que os petistas marcharão com João Campos na busca pelo segundo mandato. Virtual nome para disputar o governo de Pernambuco em 2026, João Campos, caso seja reeleito, teria que renunciar a prefeitura em abril daquele ano, então caso o PT indique o vice, herdaria a prefeitura.
Mas não seria qualquer petista a indicação para a vaga. Teria que ser alguém com densidade eleitoral e com envergadura para ficar na prefeitura. Nas hostes petistas, a avaliação é que o único nome que uniria o partido e daria a segurança de que seria aceito pelo conjunto de forças da Frente Popular seria o senador Humberto Costa.
Em caso de vitória da dupla, favoreceria a construção da disputa de 2026, beneficiando aliados de João Campos como o ministro Silvio Costa Filho e o ex-candidato a governador Miguel Coelho para as duas vagas do Senado, pois sem Humberto Costa no páreo, o caminho ficaria livre para o Republicanos e o União Brasil.
Duas vezes senador, Humberto Costa ocuparia pela primeira vez a prefeitura do Recife e se fortaleceria para buscar a reeleição em 2028. Ou seja, seria uma equação onde todos sairiam ganhando, inclusive o Avante, que herdaria o Senado com o deputado federal Waldemar Oliveira e ainda daria espaço para sua suplente Cristiane Moneta assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Republicanos – O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, tem fortalecido bastante o Republicanos para as eleições municipais deste ano. A expectativa é que o partido possa eleger pelo menos 25 prefeitos em outubro, o que ajudará na construção do projeto do ministro para disputar o Senado Federal em 2026.
Venturosa – O deputado estadual Romero Sales Filho destinou R$ 200 mil para a área rural de Venturosa, visando fortalecer as atividades do campo. A verba será usada para melhorias na infraestrutura hídrica, como construção de barragens, poços e cisternas, apoiando assim o desenvolvimento local. O parlamentar conta com o apoio dos pré-candidatos Adrianno Galindo e Tarcísio Victor, e a iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população daquele município.
Aprovação – Aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o projeto de lei 5153/2023, relatado pela senadora Teresa Leitão (PT), estabelece descontos na renovação da CNH para condutores entre 50 e 70 anos. Proposto pelo senador Fernando Dueire (MDB), o projeto prevê descontos de 50% para essa faixa etária e 70% para os maiores de 70 anos. A medida visa garantir maior acessibilidade financeira e facilitar a realocação no mercado de trabalho para esses condutores. O projeto agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Inocente quer saber – Humberto Costa seria aceito na vice de João Campos por todos os partidos da Frente Popular?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário