Elencada como prioridade pelas executivas nacionais do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Liberal (PL), siglas que, em 2022, protagonizaram um dos maiores embates na disputa para a Presidência da República, a cidade do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, caminha para replicar, a nível municipal, o clima de polarização que norteou as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
É, inclusive, dado como certa a presença de Lula e Bolsonaro na cidade, ao lado de seus respectivos aliados, Elias Gomes (PT) e Mano Medeiros (PL), durante o período eleitoral. E tamanho foco não é à toa – Jaboatão é o segundo maior colégio eleitoral e o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco.
E a tensão que sequer deveria ter existido em 2022, no entanto, segue presente em 2024. Três dias depois de ter o perfil no Instagram invadido por hackers, Elias denunciou à Polícia Civil um plano que estaria sendo arquitetado dentro da Prefeitura do Jaboatão para intimidar uma comitiva composta por deputados federais e estaduais durante o encerramento das festividades do padroeiro da cidade.
Em nota, a prefeitura alegou desconhecimento quanto aos fatos e se colocou à disposição da Justiça para os devidos esclarecimentos.
E tudo isso quando sequer teve início o período de pré-campanha.
PSDB
O PSDB está de olho no jogo político de 2024. Com as eleições municipais se aproximando, é chegada a hora de a governadora Raquel Lyra testar o poder de articulação. Uma fonte tucana garante que o partido priorizará as candidaturas próprias em um número considerável de municípios para tentar aumentar o quantitativo de prefeitos eleitos pela legenda. Atualmente, a sigla conta com apenas sete em todo o estado.
Sudene
Ex-deputado federal e ex-candidato do PSB ao Palácio do Campo das Princesas, Danilo Cabral não tem medido esforços para alavancar resultados positivos em sua atuação como superintendente da Sudene, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, órgão ligado ao Governo Federal. As parcerias têm se estendido às universidades e outros setores da economia, com foco nas áreas de inovação e empreendedorismo. A URFPE foi a mais recente parceria celebrada pela Sudene.
Fonte: FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário