terça-feira, 18 de julho de 2023

Silvio Nascimento de volta a política em Caruaru

Em conversa com a coluna, o ex-presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Silvio Nascimento, foi enfático ao dizer que pretende disputar as eleições do próximo ano. Ele foi um dos coordenadores da campanha de Bolsonaro em Pernambuco na eleição de 2018 e disputou uma vaga para a Assembleia Legislativa naquele ano. Apesar de não ter sido eleito, obteve quase quinze mil votos. Na época, Nascimento era o vice-presidente estadual do PSL, mas deixou a sigla com a saída de Bolsonaro do partido.
 
Bolsonarista histórico, Silvio foi um dos primeiros pernambucanos a se somar à campanha do ex-presidente, ainda em 2017. No início do Governo, foi convidado pelo próprio Bolsonaro para assumir o cargo de diretor-presidente da Embratur. Essa relação com o ex-presidente credencia Nascimento para se apresentar ao eleitorado de direita da cidade de Caruaru, que na última eleição somou 42,31% dos votos, ou seja, 83.013 votos.

Com domicílio eleitoral em Caruaru há mais de 50 anos, Silvio conhece bem a geografia política da cidade. Durante a gestão da então prefeita Raquel Lyra, Silvio foi o principal articulador, junto ao ex-ministro Gilson Machado para a liberação de R$ 30 milhões para Caruaru. Em entrevista a uma emissora de rádio local na época, Raquel chegou a chamá-lo de “embaixador de Caruaru em Brasília”. 
 
À coluna, ele disse: “Há um grupo coeso e determinado a mudar a configuração política da cidade, desde a Câmara até o Palácio Jaime Nejaim. Estou comprometido com este grupo”, afirmou o ex-presidente da Embratur, sem revelar se pretende disputar o cargo de chefe do Executivo ou uma cadeira de vereador. A conferir!
 
SURFANDO NA ONDA – Quem está numa tranquilidade para disputar a Prefeitura de  Caruaru é o deputado federal Fernando Rodolfo (PL). De olho nesses mesmos números de Bolsonaro na Capital do Agreste, Fernando esteve ontem com a governadora Raquel Lyra para comunicar que vai mesmo para a disputa e que não vai fazer oposição à tucana. Em outras palavras, ele se apresentou como o plano B da governadora. Com a esquerda fragmentada, a chance de ter um segundo turno entre lulista e bolsonarista é muito grande. 
 
IMAGEM DA SEMANA – Com um gesto republicano, o deputado federal Pedro Campos (PSB) esteve ontem no Palácio do Campo das Princesas ao lado da governadora Raquel Lyra para acompanhar a assinatura do Pacto pela Governança da Água com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. E ainda parabenizou a tucana pela iniciativa. “É um gesto muito importante dessa integração de dados e gestão entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco no tocante à água e na prevenção de desastres que envolvam esse tema”, ressaltou Campos, que vem sendo uma das vozes fortes na Oposição. 
 
MÃE DA APAC – Em seu discurso, o secretário Almir Cirilo fez um balanço na trajetória e o esboço da criação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). “Recordo que neste Palácio estávamos em reunião com o saudoso governador Eduardo Campos para convencê-lo a criar uma entidade similar à Agência Nacional da Água (ANA) em versão estadual. E fomos buscar um procurador do estado que dessa vida a isso. Encontramos na procuradora Raquel Lyra – hoje nossa governadora – uma pessoa que não só tirou do papel como modernizou a APAC. Por isso governadora, a senhora é a mãe da APAC”, brincou o secretário.
 
FRASE DO DIA: “Até o final do ano vou anunciar o nome”, disse o prefeito Manuel Botafogo, sobre quem será seu candidato em Carpina no próximo ano. 
 
RÁPIDAS
 
MULTAS – O Tribunal de Contas decidiu aplicar multa aos prefeitos de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Bezerra (PSB), e de Camutanga, Talita Cardozo (MDB), pelo descumprimento parcial de dois Termos de Ajuste de Gestão (TAGs), ambos relativos ao exercício de 2022. A relatoria foi do conselheiro Marcos Loreto. O Ministério Público de Contas foi representado pelo procurador Cristiano Pimentel. Até quando vão assinar sem cumprir?
 
VICÊNCIA – O prefeito Guiga (PSDB) está estudando a possibilidade de renunciar ao cargo de prefeito no próximo ano para disputar uma vaga de vereador na cidade. Ele tem até março para decidir isso. O xis da questão será a escolha do seu sucessor. Se, se for seu vice Eder, ele neste caso iria para reeleição porque assumiria a gestão por nove meses. Em conversa com o blog, Guiga disse “está pensando”. Seria uma jogada de mestre. 
 
FALTA GESTOR – A cidade de Goiana, na Mata Norte, é uma das maiores economias do Estado. O que falta é um prefeito que entenda a força da administração e minimize os principais gargalos da cidade. O maior problema é a falta de unidade da Oposição. Enquanto isso, o prefeito Eduardo Honório está fazendo só política. 
 
PINGA-FOGO: O prefeito de Tamandaré vai ter condições de disputar a reeleição do jeito que vai sua gestão?

 Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário