Caruaru, uma das principais cidades do interior de Pernambuco, está prestes a presenciar um movimento político que promete agitar as próximas eleições municipais. O prefeito Rodrigo Pinheiro, do PSDB, optou por abrir as portas do seu governo para o PSB, que passa a integrar ao governo municipal com a nomeação do presidente municipal do partido, Marcelo Gomes, e deve resultar no afastamento da governadora Raquel Lyra (PSDB).
O gesto de Pinheiro em buscar uma aliança com o PSB coloca a governadora em uma posição desconfortável, pois os socialistas se tornaram seu principal adversário político, e parece não haver diálogo entre os dois grupos. Essa aliança pode levar Raquel Lyra a buscar outro palanque nas eleições de 2024, afastando-se do atual prefeito de Caruaru.
No entanto, a decisão de Pinheiro deve trazer consequências indesejadas para sua própria reeleição. Dentro do PSDB, é improvável que ele encontre apoio suficiente para disputar a reeleição em uma chapa com o PSB. De saída da legenda, o prefeito pode buscar abrigo no próprio PSB ou no PV, e garantir o apoio da federação e do presidente Lula (PT).
Embora a aliança com o PSB deva colocar a governadora na oposição, esse movimento de Pinheiro também pode atrapalhar diretamente o grupo do ex-prefeito Zé Queiroz (PDT), que contava com uma aliança com o PSB e já vinha costurando um possível apoio da federação formada pelo PV, PCdoB e PT, além de sonhar com o apoio do presidente.
Em um cenário de incertezas para as próximas eleições, colocar a governadora no campo da oposição pode ser uma jogada muito arriscada, pois deve abrir espaço para um novo nome no município, apadrinhado pelo governo e com a força da máquina estadual.
CONSOLIDADO — O presidente municipal do PSB, Marcelo Gomes, foi nomeado para uma gerência na Secretaria de Planejamento de Caruaru e PSB passa a integrar oficialmente a gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).
APOIO DE LULA — O ex-prefeito Zé Queiroz e o secretário da Previdência Social, o ex-deputado Wolney Queiroz, ambos do PDT, devem travar uma disputa pelo apoio de Lula em Caruaru com outros grupos políticos de esquerda.
ATUAÇÃO — Indicado pelo presidente nacional do Avante, Luis Tibé, o deputado Waldemar Oliveira (Avante) assume titularidade da Comissão Especial Sobre Direito Digital na Câmara Federal.
SUBSTITUIÇÃO — Na última sexta-feira (14), o presidente Lula (PT) exonerou Daniela Carneiro do Ministério do Turismo e nomeou o deputado federal Celso Sabino para o comando da pasta na cota do União Brasil.
MUITO GRAVE — Alexandre de Moraes é hostilizado em Roma, e PF identifica agressores do presidente do TSE e do seu filho. Um dos acusados já teria sido candidato a prefeito pelo PL no interior de São Paulo.
Fonte: FocoPolítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário