segunda-feira, 17 de julho de 2023

Nova perda

Foto: Reprodução Câmara dos Deputados

Os novos cálculos do IBGE sobre o censo trouxeram uma péssima notícia para os vereadores do Recife. De acordo com o novo levantamento, a Câmara Municipal do Recife terá suas vagas reduzidas para 37 vereadores, perdendo, portanto, duas vagas. A capital pernambucana chegou a ter 41 vereadores no início deste milênio, o que configurará uma redução de quatro vereadores em relação ao maior número de representantes que o Recife tinha. O efeito imediato é o de que o quociente eleitoral irá subir para os novos vereadores em relação ao pleito de 2020.

Mas não é apenas a Casa de José Mariano que ficará no prejuízo. Na Câmara dos Deputados, a atual bancada composta por 25 deputados federais sofrerá uma baixa de um parlamentar, ficando com 24 representantes em Brasília. A Assembleia Legislativa de Pernambuco, atualmente composta por 49 deputados estaduais, poderá ficar com 47 parlamentares, uma vez que a definição é feita de forma proporcional.

Além da perda local, há uma perda nacional para o Nordeste, pois a estimativa é de que seis parlamentares federais deixem a bancada nordestina para dar lugar a deputados de outros estados da federação. Apesar da possibilidade, é preciso que a própria Câmara dos Deputados aprecie a matéria, uma vez que desde 1993 que não há mudanças na composição da Câmara. Os parlamentares pernambucanos torcem para que não haja perda nesta composição e acreditam que por Alagoas também correr o risco de perda de vaga, Arthur Lira não pautaria a apreciação da matéria.

Pressionado – O ministro do STF, Alexandre de Moraes, está sendo pressionado pelo alto comando do exército para soltar o tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso há setenta dias. Moraes resiste alegando que a Polícia Federal prossegue a investigação e possui elementos que incriminam Cid.

Flávio Dino – Ao que tudo indica, o ministro da Justiça, Flávio Dino, será indicado pelo presidente Lula para substituir Rosa Webber. Será a segunda indicação apenas neste governo, a primeira foi de seu advogado Cristiano Zanin. Com isso, o PT permanecerá com a primazia de ter indicado a maior quantidade de ministros: sete ao todo. Apenas André Mendonça, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Nunes Marques foram indicados por presidentes que eram de outros partidos.

Agenda – A governadora Raquel Lyra (PSDB) participa nesta segunda-feira de um evento na Fiepe em apoio ao ramal da Transnordestina que vai de Salgueiro a Suape. O evento acontecerá na sede da instituição em Santo Amaro. À tarde, Raquel assina o termo de adesão ao Pacto Pela Governança da Água, a solenidade ocorrerá no Palácio do Campo das Princesas.

Inocente quer saber – Com o risco de perda de vaga na bancada federal, haverá uma articulação para não mudar nenhuma composição legislativa?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário