Partido que já governou Pernambuco com Jarbas Vasconcelos e Miguel Arraes, o MDB passou por um processo de diminuição do seu tamanho no estado ao longo dos últimos anos, quando em 2022 não elegeu sequer um deputado estadual. Apesar disso, nacionalmente a legenda voltou a crescer e em Pernambuco manteve sua representação na Câmara dos Deputados com a eleição da deputada federal Iza Arruda.
Sob a liderança do senador Fernando Dueire, do presidente da sigla, Raul Henry, e da deputada Iza Arruda, e com a anuência do senador licenciado Jarbas Vasconcelos, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho oficializou sua volta para o partido, pois o mesmo recebeu uma carta de anuência do PSB para deixar a legenda sem risco de perda de mandato. Portanto, o MDB volta a ter representação na Alepe.
Aliado do prefeito João Campos e da governadora Raquel Lyra, o MDB, agora com representação na Alepe, na Câmara e no Senado, se prepara para 2024, quando pretende ampliar o número de prefeitos e ser uma alternativa para lideranças políticas que buscam uma legenda sólida e capaz de dar condições de disputa no próximo ano. No Recife, a legenda tem todas as condições de formar uma chapa competitiva de vereadores, pois é uma alternativa extremamente palatável para quem pretende alcançar o mandato na Casa de José Mariano.
Caso seja exitoso na disputa municipal, o MDB se cacifará para reivindicar uma vaga na chapa majoritária, inclusive com a possibilidade de o senador Fernando Dueire tentar a reeleição. Para isso é preciso fazer o dever de casa, atraindo quadros como Jarbas Filho e outros nomes que poderão chegar à legenda antes mesmo da janela de 2026.
Festança – O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB) anunciou a programação da Festa de Agosto, que acontecerá entre os dias 1 e 10 do próximo mês. Atrações nacionais como Wesley Safadão, Xand Avião, Simone Mendes e Nattan estão na programação, que promete reunir milhares de pessoas no período.
Araripina – O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (União Brasil) vive um momento extraordinário na sua gestão. Com uma aprovação de quase 80% da população, tudo indica que ele terá condições reais de eleger o sucessor em 2024. Caso consiga, deverá se consolidar ainda mais como a principal liderança do sertão do Araripe, que é carente de um deputado federal.
Alavanca no canto – A governadora Raquel Lyra, que conquistou recentemente muitos recursos para investimentos em infraestrutura, prepara uma série de ações para o segundo semestre que consolidarão sua já elevada aprovação perante os pernambucanos. O ritmo de trabalho da tucana tem sido intenso e as pessoas já começam a perceber que ela veio para transformar Pernambuco em todas as áreas.
Tucanos – Partido da governadora Raquel Lyra, o PSDB caminha para receber uma série de filiações neste segundo semestre. Muitos prefeitos querem disputar a reeleição pelo partido da governadora.
Inocente quer saber – O PSDB será o destino de muitos políticos ao longo dos próximos meses?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário