segunda-feira, 10 de julho de 2023

Histórico do Recife é um bom sinal

Se formos comparar às últimas disputas pela Prefeitura do Recife quando tivemos o prefeito no mandato e candidato à reeleição, João Campos é o que está melhor posicionado. Excetuando a atípica eleição de 2000, quando Roberto Magalhães perdeu a campanha pela reeleição para João Paulo, então candidato pelo PT, tivemos em 2004, o próprio João Paulo disputando a reeleição e em 2016, Geraldo Júlio. Tanto João Paulo quanto Geraldo Júlio iniciaram suas campanhas ou empatado tecnicamente ou em desvantagem para o primeiro colocado.

João Campos está liderando todos os levantamentos e com uma imensa folga sobre os demais colocados. E não é uma simples liderança. É uma liderança com folga. Quem fica em segundo lugar está bem distante do prefeito e em todos os cenários ele venceria no primeiro turno.

O sinal é ótimo para João Campos, embora falte tempo para iniciar a campanha. No ano passado, tínhamos um cenário bem diferente deste de agora. Tudo pode modificar e a política não é uma ciência exata. Mas, neste momento, João Campos está sendo bem visto pela população. E se prefeitos como João Paulo e Geraldo Júlio que iniciaram suas campanhas pela reeleição em desvantagem e terminaram vencendo no primeiro turno, o que poderíamos imaginar de João Campos?

Para quem não lembra, no ano de 2004 quando a campanha política começou, o então deputado Cadoca liderava em todos os cenários e o prefeito João Paulo sempre aparecia em segundo lugar. Apenas no mês de setembro João Paulo conseguiu virar o jogo e decidir a eleição no primeiro turno. 

Já em 2016, quando disputou o seu segundo mandato, Geraldo Júlio liderava (mas não com folga) a disputa pela Prefeitura. Neste ano, o ex-prefeito João Paulo foi o candidato do PT. O resultado entretanto foi muito bom para Geraldo que por pouco não conseguiu encerrar a eleição já no primeiro turno. Faltou menos de 1% para vencer. No segundo turno, derrotou João Paulo.

Disputas

O prefeito João Campos disputou apenas duas eleições em sua vida. A primeira para deputado federal no ano de 2018 quando foi o mais votado de Pernambuco. A segunda, foi a Prefeitura do Recife quando derrotou Marília Arraes. Mesmo com as pesquisas apontando quase que um empate técnico às vésperas da eleição, João Campos conseguiu vencer com uma larga vantagem.

O teste de João Campos 

Agora em 2024, será a terceira eleição da vida de João Campos, sendo a segunda para um cargo no executivo. O prefeito tem trabalhado para conquistar uma grande votação no primeiro turno e ser reeleito e assim cacifar o seu nome para a disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026.

Posse

Danilo Cabral toma posse nesta segunda-feira (10) do cargo de Superintendente da Sudene. O evento que contará com a presença do Ministro de Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, acontece nesta manhã.

Emergência

O Governo do Estado decretou situação de emergência em 12 municípios, todos situados na Mata Sul: São Benedito do Sul, Belém de Maria, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu, Barreiros, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, Rio Formoso e Maraial. Segundo informações, foram registradas 2862 pessoas, de 756 famílias, atingidas pelas chuvas intensas. Desse total, 2447 pessoas, de 656 famílias, estão desalojadas, e 415 pessoas, de 101 famílias, estão desabrigadas

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário