terça-feira, 18 de julho de 2023

Ciro desiste do Planalto

Três vezes candidato ao Planalto, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sepultou seu sonho de chegar um dia a governar o País. Na primeira edição do newsletter, nova ferramenta que criou, conforme o Estado antecipou, ele joga a toalha, mas diz que vai continuar dando seus pitacos. “Por tudo que vivi, perdi o apetite de submeter estas ideias ao embate eleitoral. Não abro mão, entretanto, de meu direito-dever de cidadão de participar do debate”, afirmou.

Ciro criticou o programa automotivo criado por Lula. “Fazer promoção de venda de estoques de carros e de linha branca ou subsidiar passagens aéreas com renúncia de tributos. Uma aberração falsamente simpática, porque a conta está sendo espetada nas costas do povão e da minúscula fração de nossa igualmente sofrida pequena burguesia”, afirmou.

O programa automotivo custou R$ 800 milhões para dar descontos em carros de até R$ 120 mil e embalar as vendas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem perdeu as eleições de 2022, quer uma iniciativa semelhante para a linha branca, conforme a coluna de Roseann Kennedy, no Estadão. A fala do petista pegou até ministros da área econômica de surpresa.

Já o programa “Voa, Brasil” pretende oferecer passagens mais baratas à população. Mas, de acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o Tesouro não vai colocar a mão no bolso. Na avaliação de Ciro, o dinheiro gasto em iniciativas como essa seria melhor aplicado em outras áreas, como a saúde. “O cashback do governo à indústria automobilística moribunda, seria, por exemplo, dinheiro suficiente para pagar todas as cirurgias eletivas, dos que hoje vegetam em uma fila maior que um ano de espera”, argumentou o ex-ministro.

Pau nas emendas – Em seu novo meio de comunicação digital, Ciro também avalia a situação política brasileira e critica a liberação de emendas por parte do Executivo como forma de angariar apoio no Congresso de figuras não alinhadas ao governo. “Não vejo mal conceitual em admitir emendas ao orçamento. O problema é outro: negociar o quê, para quem e em que linguagem”, diz o ex-ministro da Integração Nacional no primeiro governo Lula.

Vice bate em Lupércio – Rompido com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, o vice-prefeito Márcio Botelho, recentemente filiado ao PP, começa a bater na atual gestão. “Vamos fazer o que não foi feito e que continua apenas como promessas não cumpridas, porque falta determinação e um projeto de governo”, diz, referindo ao ex-aliado. Segundo ele, a direção do PP está priorizando sua candidatura. “Uma honra ter no meu palanque os deputados Dudu da Fonte e Lula da Fonte”, afirmou.

Paparicos e eleições – Depois de colocar a senadora Teresa Leitão na vitrine para uma possível candidatura à sucessão do prefeito do Recife, João Campos, o senador Humberto Costa, principal liderança do PT no Estado, foi paparicar, ontem, a governadora Raquel Lyra. O pretexto do encontro, no Palácio das Princesas, foi a ferrovia Transnordestina, mas o que eles trataram, na verdade, foi de eleições municipais.

Defesa da ferrovia – De passagem, ontem, pelo Estado, onde participou de encontro com empresários, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, fez uma defesa veemente pela retomada da ferrovia Transnordestina. “Trata-se de um projeto estratégico para o desenvolvimento do Estado. É uma obra de integração, um empreendimento que pode deixar a economia de Pernambuco muito mais competitiva e criar oportunidades de emprego. Esse sempre foi desejo e é decisão política do presidente Lula tirar esse sonho do papel”, afirmou.

Na rota do turismo – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB), comemorou o projeto de lei do deputado José Patriota, que o antecedeu na gestão, incluindo a Expoagro no calendário turístico do Estado. Trata-se de uma feira de ovinos e caprinos, recheada com shows de artistas nacionais, superconcorrida na região. A última, encerrada no sábado passado, contou com a participação média de 30 mil pessoas a cada noite, durante quatro dias.

CURTAS

ISQUEMIA – A queda que o ex-presidente Sarney sofreu em sua casa, no último fim de semana, em Brasília, foi motivada por uma isquemia, segundo boletim médico. “Foi diagnosticada uma pequena área de isquemia cerebral, que é causada por um bloqueio na circulação sanguínea do cérebro”, revela o boletim. Sarney tem 93 anos, mas ainda dá pitacos na política e conselhos aos iniciantes.

FEZ O L, DANÇOU! – Presidente do PL, partido de Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto determinou que o diretório da sigla no Ceará abra processo para expulsar o deputado federal Yury do Paredão. A medida ocorre após o site Metrópoles, de Brasília, divulgar uma foto do parlamentar fazendo o “L” ao lado de dois ministros de Lula.

Perguntar não ofende: Na volta de mais um giro ao Exterior, Lula confirma Sílvio Costa Filho no Ministério dos Esportes?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário