Herdeiro da governadora Raquel Lyra na prefeitura de Caruaru, Rodrigo Pinheiro conseguiu imprimir uma marca perante o eleitor caruaruense. É o que aponta o instituto Real Time Big Data, pois o gestor obteve 80% de aprovação, apenas 18% do eleitorado desaprova o tucano e apenas 2% está indeciso.
Além da exitosa avaliação, o gestor também surge com folga na liderança no cenário estimulado contra nomes de peso, a exemplo dos ex-deputados José Queiroz, Erick Lessa e Tony Gel e do deputado federal Fernando Rodolfo. No cenário estimulado, Pinheiro tem 41%, Queiroz 15%, Lessa e Tony Gel com 9%, Raffiê Dellon 3% e Fernando Rodolfo 2%. Brancos e nulos somam 14%, indecisos 8%.
Quando são contabilizados os votos válidos, excluindo brancos e nulos, Rodrigo Pinheiro tem 51% dos votos válidos e seria eleito em primeiro turno. Ainda no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais, pois ele teria 41% contra 40% dos seus adversários. Mas quando são cruzados os dados da aprovação e das intenções de voto, fica muito claro que Rodrigo Pinheiro ainda poderá crescer bastante nos próximos meses, a medida que o eleitor que aprova sua gestão começar a identificar que ele tentará a reeleição.
O cenário é de amplo favoritismo do tucano, que está a cada dia mais ambientado com a prefeitura que comanda, em especial após o exitoso São João que foi realizado recentemente. Tudo leva a crer que Rodrigo será o adversário a ser batido, e as demais lideranças de Caruaru terão um enorme desafio para evitar a conquista do segundo mandato em outubro do próximo ano.
Filiados – Mais de 15,7 milhões de eleitores brasileiros são filiados a algum partido. O MDB segue com o maior número de filiados. O partido se beneficia por ter sido o único partido de oposição autorizado pela ditadura militar após 1964. Segundo a Justiça Eleitoral, nos últimos anos, somente o PT registrou aumento percentual de filiados entre as cinco maiores siglas. O MDB tem 2 milhões de filiados, o que corresponde a 12,95% do total de 15,7 milhões de filiados a partidos no país. Além do MDB, outras seis legendas registraram número superior a um milhão: PT, PSDB, PP, PDT, União Brasil e PTB. O Partido da Causa Operária, bastante ativo nas redes sociais, é o menor de todos, com apenas 4.780 filiados.
Dados – A Procuradoria Geral da República divulgou nota em que explica porque pediu os dados pessoais de todos os seguidores de Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais. “O órgão esclarece que essas pessoas não estão sendo investigadas nem terão seus dados expostos. O objetivo do pedido é obter informações que permitam avaliar o conteúdo e a dimensão alcançada pelas publicações do ex-presidente em relação aos fatos ocorridos em 8 de janeiro nas redes sociais”, diz o MPF. “Impõe-se dimensionar o impacto das publicações e o respectivo alcance. Jamais iria investigar milhões de pessoas, seria até impossível fazer isso”, explica o MPF.
Inocente quer saber – Diante do favoritismo de Rodrigo Pinheiro, teremos quantos desistentes da disputa de Caruaru?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário