No mundo da política, é fundamental saber escolher suas alianças, mas o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), parece ter colocado a ‘carroça na frente dos bois’ ao abrir as portas do governo municipal para o PSB, partido que é considerado o principal adversário da governadora Raquel Lyra, até então aliada do prefeito e líder do PSDB no estado.
A aliança entre Pinheiro e o presidente municipal do PSB, Marcelo Gomes, pode ser interpretada como um movimento político arriscado. Além de comprometer sua permanência no PSDB, esse acordo pode colocar um ponto final na parceria com a governadora. Afinal, ao se aproximar de um partido que é considerado oposição, o prefeito coloca em xeque sua lealdade partidária e a confiança de Raquel.
A indicação do líder socialista para comandar uma pasta na atual gestão é vista como uma verdadeira afronta e deve trazer implicações eleitorais significativas. Com os novos movimentos políticos, é bastante provável que Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro estejam em lados opostos nas eleições de 2024, o que poderá deixar o cenário político ainda mais acirrado em Caruaru e colocar o atual prefeito contra um adversário ainda desconhecido, mas que contará com a força da máquina estadual moendo em seu favor.
Ao antecipar seus movimentos, o prefeito acabou se precipitando. Com tempo suficiente para a governadora dar uma resposta à altura e lançar um nome para enfrentá-lo na disputa do próximo ano pelo comando do Palácio Jaime Nejaim.
CAMINHO — Com o imbróglio instalado em Caruaru, o caminho mais provável para Rodrigo Pinheiro é disputar a eleição do próximo ano pelo PSB. Outro caminho é o PV, que garantiria o apoio da federação com PT e PCdoB.
FOCO NA EDUCAÇÃO — Ao lado da vice Priscila Krause, a governadora Raquel Lyra entregou 101 ônibus escolares aos municípios de Pernambuco e reuniu deputados, prefeitos e lideranças indígenas em cerimônia no Palácio.
SEGURANÇA — Para reforçar o compromisso com a segurança pública, a governadora Raquel Lyra realizará nesta terça-feira (4), a entrega de 100 viaturas e sete mil coletes para a PMPE em ato no Palácio do Campo das Princesas.
CHAMOU ATENÇÃO — Apesar da foto ‘juntos’ ao lado da governadora, o encontro entre o deputado Izaías Regis (PSDB) e o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) não teve cumprimentos evidência o acirramento.
ANISTIA — Entre os 65 deputados que assinaram o projeto de lei protocolado pelo bolsonarista Sanderson (PL), que visa a anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 12 são de partidos da base de Lula: MDB, PSD e União Brasil.
Fonte: FocoPolítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário