Não é apenas o ex-presidente Lula que tem interesse direto na campanha para o governo do estado. O presidente Bolsonaro também deve em breve estar se debruçando na montagem de palanques regionais e muito certamente o estado de Pernambuco estará nesse meio. Aqui, Bolsonaro tem defendido o nome de duas pessoas: o seu ministro do turismo Gilson Machado Neto e o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira que preside o partido no estado.
Na defesa de sua reeleição, Bolsonaro contará além do PL, com o PP e com o Republicanos e o PTB. No entanto, aqui no estado de Pernambuco o deputado federal Eduardo da Fonte já disse que abrirá dissidência para apoiar Lula. Caminho igual fará o deputado federal Silvio Costa Filho. O interessante é que o presidente tenha um nome do PL para fazer campanha casada com o seu número. Quem pode tomar a frente dessa movimentação ainda não se tem certeza, mas Gilson Machado e Anderson Ferreira devem se revezar na escolha do candidato a governador e senador.
Ainda em 2021, em reunião nacional lá em Brasília, Valdemar da Costa Neto chegou a lançar Anderson Ferreira para concorrer ao governo do estado. Na época não havia ainda negociação e nem se sonhava que o PL seria o partido do presidente.
Agora, com Bolsonaro querendo um candidato a governador para montar o seu palanque no estado e com a direita certa de que vai lançar um nome para chamar de seu na disputa pelo governo resta saber quem será a cara bolsonarista em Pernambuco.
Cautela - Uma das marcas do prefeito Anderson Ferreira adotada nesta fase ainda conturbada é "cautela". Anderson sabe que tem prazo para tomar decisões e que a política do estado é bem diferente da política nacional. A aliança com a prefeita Raquel Lyra continua e o prefeito sabe o que está sendo exigido pelo presidente Bolsonaro. Mas cedo ou tarde o momento de definição chegará.
Sem Bolsonaro - Nem Raquel Lyra e nem Miguel Coelho querem assumir a defesa do presidente em seus palanques. Preferem uma campanha com a disputa apenas debatendo os problemas estaduais. O mesmo pensamento também seguia o prefeito Anderson Ferreira embora tenha dito recentemente que a presença de Bolsonaro no PL é importante e que vai sim fazer campanha para o chefe do executivo.
As bandeiras - Bolsonaro tem feito um esforço para aumentar sua popularidade no nordeste e em especial em Pernambuco: lançou o auxílio-Brasil e o auxílio-gás que começou a chegar no bolso dos brasileiros. Isso deverá ir ao ar com campanhas publicitárias e com certeza na campanha presidencial.
Duas ou três candidaturas - Uma fonte ouvida pelo Blog acredita que o campo oposicionista deverá se dividir com no mínimo duas e no máximo três candidaturas: Anderson Ferreira, disputando o governo do estado pelo PL, Raquel Lyra disputando pelo PSDB, e Miguel Coelho pelo União Brasil. "No segundo turno todos se unem em torno de um só nome".
Gilson ao senado - O ministro do turismo deve ser o nome de Bolsonaro para o senado federal. Gilson tem se colocado como um soldado do presidente e que vai para a disputa que o presidente indicar. Em recente matéria publicada pelo Poder 360, Gilson teve o nome lembrado para o senado federal.
Números - A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, ontem, 2.266 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 15 (0,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.251 (99,3%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 663.854 casos confirmados da doença, sendo 55.640 graves e 608.214 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário