Considerado por muitos o maior empresário da história de Pernambuco, uma espécie de Midas nordestino, onde tudo que toca vira ouro, João Carlos Paes Mendonça vez por outra dá declarações de cunho político que causam muita repercussão. Recentemente ele fez duras críticas ao PSB e à figura do prefeito Geraldo Julio, que em 2020 conclui seus oito anos como chefe do executivo da capital.
Por se tratar de um homem com visão estratégica e empreendedora, em 2002 o então governador Jarbas Vasconcelos considerou a hipótese de não ser candidato à reeleição naquele ano, e o nome de JCPM foi ventilado para disputar o governo de Pernambuco, fato que não se concretizou, Jarbas acabou disputando a reeleição e saiu vitorioso. Mas o nome de Paes Mendonça continua no imaginário popular como uma opção para a política.
Aos 81 anos de idade, bem-sucedido financeiramente, e com uma visão política e administrativa acima da média, JCPM poderia, na ótica de um vereador do Recife, ofertar seu know-how ao Recife como candidato a prefeito da cidade e seria o outsider que a oposição precisa para fazer frente ao poderio do PSB, que segue favorito a vencer a eleição no ano que vem.
Evidente que esta tese de candidatura de JCPM, aventada na década de 2000, quase vinte anos depois, seria muito difícil de ser executada, mas fazia tempo que não se via alguém fazer críticas tão contundentes e repercutir tanto como as realizadas por Paes Mendonça, que em vez de ser contestado deveria ser ouvido tanto pelos governistas quanto pelos oposicionistas, uma vez que ele já mostrou que entende do riscado e sabe efetivamente o que é bom para o Recife, para Pernambuco e para o Brasil.
Entregas – Na contramão da crise que assola estados e municípios brasileiros, o prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, vem realizando uma série de obras para o município se desenvolver. O prefeito conseguiu atrair empresas para a cidade como a MOR e o Armazém Coral, gerando centenas de empregos para o local. Também foi entregue este mês, o residencial Guilherme Uchôa I e II, que beneficiou 576 famílias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal. Em fevereiro, serão entregues mais 900 apartamentos à população. É o prefeito trabalhando na contramão da crise.
Santo Amaro – O vereador Alcides Teixeira Neto, que foi uma das grandes surpresas de 2016, caminha para ser o mais votado de Santo Amaro e um dos mais votados do Recife em 2020. No seu principal reduto, o vereador viu seus principais adversários sumirem do mapa eleitoral e político devido à fadiga de material de quem teve muita oportunidade e pouco fez pela população.
Timbaúba – O prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto (PSDB), vem se recuperando na cidade devido ao volume de obras e ações executadas nos últimos meses. Em 2020, Ulisses será um adversário difícil de ser batido pois terá o que mostrar.
Araripina – Pré-candidato a prefeito de Araripina, Bringel Filho oficializou a sua entrada no PP. O ato de filiação do vice-prefeito reuniu a deputada estadual Roberta Arraes, o deputado federal Eduardo da Fonte e lideranças políticas da cidade na Câmara Municipal.
RÁPIDAS
Resolvido – Em Paudalho, o prefeito Marcello Gouveia não precisa nem se preocupar com a reeleição em 2020. O prefeito está com a vitória resolvida não só pela sua grande avaliação como também pela fragilidade de seus adversários. Já pode encomendar a beca da posse.
Vereadores – Lei municipal que trata da concessão mensal e vitalícia de “subsídio” para ex-vereador e a consequente pensão em caso de morte não é harmônica com a Constituição Federal de 1988. Esse foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão de quinta-feira (19), ao julgar um recurso extraordinário do Mato Grosso do Sul. O julgamento do STF acaba todas estas pensões especiais, concedidas até hoje por algumas câmaras municipais no interior, pois tem repercussão geral.
Inocente quer saber – João Carlos Paes Mendonça seria um bom prefeito do Recife?
Fonte: Blog Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário