sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Ano de consolidação

Foto: Janaína Pepeu

2024 chegou e a governadora Raquel Lyra segue em ritmo acelerado para dar início às obras de infraestrutura espalhadas por todo o estado. Ao longo do ano passado, seu trabalho foi destravar recursos em Brasília para que as ações pudessem efetivamente sair do papel a partir deste ano.

A governadora, que comandou Caruaru por quase seis anos, conseguiu alavancar os investimentos da sua cidade. Num primeiro momento teve sua gestão questionada, mas a medida que o tempo passou, ela se fortaleceu a ponto de ser reeleita com uma expressiva votação em 2020, fato que a credenciou para pensar num voo mais alto pela posição estratégica que sua cidade exerce no estado.

Evidentemente que os desafios de Pernambuco são infinitamente maiores que os de Caruaru, mas pela experiência adquirida como secretária de estado, procuradora, deputada estadual e prefeita, não há dúvidas que a governadora irá executar um plano de transformação do estado.

O ano de 2024 tem tudo para ser um divisor de águas na construção da percepção da população em relação às ações do governo Raquel Lyra, uma vez que as bases foram sedimentadas no ano passado e os frutos começaram a serem colhidos na virada de ano, com investimentos e obras que se espalharão pelos quatro cantos de Pernambuco.

Critério – Caso a federação entre Republicanos, União Brasil e PP prospere, o critério adotado para a definição do comando dos municípios será voto, ou seja, o deputado federal mais votado do município em 2022 indicará o comando da federação na cidade para as eleições deste ano. O critério é justo e evita qualquer tipo de questionamento entre os envolvidos. 

Descrença – O presidente estadual do União Brasil, Marcos Amaral, não acredita que seu partido irá integrar a federação com PP e Republicanos. A legenda teve um bom desempenho em 2022 e consegue andar com as próprias pernas, na avaliação de Amaral.

Rompimento – Pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Popó Vaz anunciou o rompimento com o prefeito Júnior Vaz para construir seu projeto em outubro. O movimento consolidou sua postulação no campo da oposição.

Arcoverde – A ex-prefeita Madalena Brito, que realizou duas gestões exitosas em Arcoverde e conseguiu eleger o sucessor, está começando a construir sua volta para a prefeitura em 2024. Ela tem recebido importantes apoios e deverá ser um nome bastante competitivo na disputa em outubro deste ano.

Silvio Costa Filho – O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, encerrou 2023 gerando na alta, com um ritmo intenso de trabalho. Seu grande desafio em 2024 é fazer com que o setor aéreo garanta preços de passagens mais competitivos, em especial nos voos domésticos, que estão absurdamente caros.

Inocente quer saber – Silvio Costa Filho conseguirá baixar as passagens aéreas no Brasil?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário