Um dos principais colégios eleitorais do estado, a cidade de Paulista terá um duelo este ano entre dois líderes políticos que comandaram a cidade e que já foram aliados, mas desde a eleição de 2020 estão em palanques opostos: o atual prefeito Yves Ribeiro e o ex-prefeito Júnior Matuto.
Dificilmente haverá o surgimento de uma terceira via que possa que possa quebrar a polarização. Na verdade esta polarização ocorre de uma força política dos dois, que comandam a cidade desde 2004, quando Yves elegeu-se prefeito pela primeira vez, sendo reeleito em 2008. Na disputa de 2012, Júnior Matuto acabou eleito com o apoio de Yves e do então governador Eduardo Campos, sendo reeleito em 2016. Portanto, há 20 anos os dois principais atores comandam a cidade, e ao que tudo indica, um deles deverá ficar no cargo até 2028.
Ao próximo prefeito de Paulista, seja ele quem for, ficará uma grande responsabilidade de melhorar a sua infraestrutura e preparar a cidade para novos investimentos que poderão chegar nos próximos anos, especialmente no segmento turístico, que há forte potencial, mas sempre foi mal explorado. As gestões que passaram pela cidade negligenciaram o segmento, e quem for eleito terá que apresentar um olhar especial para transformar a cidade pelos próximos quatro anos.
Itapissuma – A oposição uniu forças com 7 vereadores, apoio de 5 ex-prefeitos e 14 ex-vereadores. Evento histórico reuniu líderes locais, incluindo deputados Federais e estaduais, solidificando uma frente política coesa. O grupo destacou compromisso democrático e decidiu que a escolha do candidato será guiada pela soberania popular entre GG de Zé Antônio e Cal Volia. A coalizão promete influenciar as próximas eleições municipais, marcando um momento crucial na política da região.
Impasse – A disputa em Goiana segue diante de um impasse. O prefeito Eduardo Honório, que era vice no mandato anterior e assumiu interinamente entre 2017 e 2020. De acordo com a legislação, se o vice assumir interinamente pelos últimos seis meses, configura reeleição. O prefeito diz que pode ser candidato à reeleição, mas não há uma definição da justiça eleitoral quanto a isso. Caso siga com a postulação, o prefeito terá seu registro questionado pelos seus adversários, podendo sofrer impugnação.
Protocolo – Após o episódio ocorrido na Alepe, o presidente Álvaro Porto e a governadora Raquel Lyra estiveram juntos na posse da nova diretoria do TJPE. O encontro foi totalmente protocolar, evidenciando que os antes aliados não possuem mais nenhuma relação política, apenas a institucional.
Fernando Dueire – O senador Fernando Dueire (MDB) garantiu uma caçamba para a cidade de Amaraji. A prefeita Aline Gouveia gravou um vídeo agradecendo o empenho do senador, que tem garantido recursos para diversos municípios pernambucanos através do seu mandato e transformando efetivamente a vida das pessoas.
Inocente quer saber – O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, poderá mesmo ser candidato à reeleição em 2024?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário