Embora o PT do Recife já tenha afirmado e decidido que vai indicar o vice de João Campos, a decisão de entregar essa vaga ao partido cabe única e exclusivamente ao prefeito e não ao partido. O caminho a ser seguido não é o PT indica e João aceita. Mas, é o PT indica e entra na lista do aguardo. Ora, o que se sabe é que João Campos hoje pré-candidato a prefeito em busca da reeleição em 2024, será logo, logo, pré-candidato a governador. E para assumir essa missão precisará entregar a Prefeitura ao vice e entrar querendo ou não em uma aventura tendo em vista que a governadora Raquel Lyra tem força política e está em crescente apoio popular garantindo mais de 40% de aceitação. Logo, com dois anos e meio pela frente a governadora ainda tem chão e sola de sapato para gastar.
João sabe disso e só deverá tomar uma decisão pra valer se entra mesmo na disputa pelo Governo de Pernambuco no segundo semestre do ano de 2025. Esse mesmo caminho já foi percorrido por um conterraneo nosso. ACM Neto, então prefeito de Salvador no ano de 2018, acenou uma possível renúncia da Prefeitura naquele ano para ir em busca do mandato de governador. No entanto, como Rui Costa era governador e candidato à reeleição, ACM Neto achou por bem adiar o projeto e permanecer na Prefeitura. Esse também pode ser o caminho de João.
Mas, se por acaso o prefeito socialista lá na frente resolver entrar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas é difícil imaginar que ele entregaria de mão beijada a Prefeitura do Recife ao PT. "Caso na convenção o nome para ser o vice do prefeito João Campos seja do PT, eu não acredito em uma candidatura dele (João) ao governo para 2026" avaliou uma fonte. O caminho poderia ser indicar para a disputa, seu irmão Pedro Campos, hoje deputado federal que tem percorrido o estado para organizar o PSB para às eleições de 2024.
Esse mesmo caminho ou hipótese já foi testada também nas urnas da Paraíba, onde o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, não aceitou renunciar a Prefeitura e o irmão Pedro Cunha Lima assumiu o comando da campanha e ficou em segundo lugar. No entanto, Bruno tinha menos de dois anos de mandato quando essa hipótese foi levantada.
Uma coisa é certa: o nome forte de João, a alta aprovação de sua gestão e de sua popularidade, dá ao prefeito a liberdade de escolher quem será o seu vice e podendo ser inclusive do seu partido tal qual fez a própria Raquel Lyra (em Caruaru), Miguel Coelho (em Petrolina) e Anderson Ferreira (em Jaboatão). Não necessariamente o obriga a aceitar a indicação do PT.
Vai de MDB
Líder do governo João Campos na Câmara do Recife, o vereador Samuel Salazar disse que continuará no MDB e que trabalha na organização de uma chapinha competitiva pelo partido para eleger um número considerável de vereadores pela legenda. Salazar disse que caso a direção do MDB decida nos próximos dias rumar para o campo de oposição ao prefeito João Campos, ele não irá permanecer no partido.
Indo com João
Indagado sobre qual seria a nova legenda (em caso de inviabilidade no MDB com João Campos), Salazar disse que irá discutir com o próprio prefeito para tomar a decisão certa. O MDB é um dos partidos que estão sendo visados pela governadora Raquel Lyra. No entanto, uma postagem recente onde o presidente estadual do partido, Raul Henry elogiou o prefeito João Campos pela premiação na ONU deu a entender que o partido pode continuar apoiando o gestor na capital.
PCdoB
A executiva municipal do PCdoB do Jaboatão dos Guararapes decidiu abrir processo de expulsão contra o vereador Wando de Zé Bom após classificar de "mera perseguição" o posicionamento contrário do parlamentar contra a aprovação das contas de 2011 do ex-prefeito Elias Gomes (PT). Em uma decisão que foi lida como uma vitória de Elias sobre a gestão do prefeito Mano Medeiros (PL), a Câmara Municipal seguiu o entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aprovou as contas do ex-prefeito. Wando é filiado ao PCdoB, sigla que integra a base de apoio a Elias.
Posse
A governadora Raquel Lyra empossou ontem dois novos secretários Cícero Moraes, no cargo de secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca; Carlos Braga, como secretário de Assistência Social. Combate à Fome e Política sobre Drogas; Rodrigo Ribeiro, como titular da pasta de Projetos Estratégicos e Paulo Paes, que assume a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.
Homenagem
Por indicação do deputado estadual Kaio Maniçoba, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, em reconhecimento à notável contribuição cultural de Naná Vasconcelos, o lendário percussionista recifense (in memoriam), aprovou por unanimidade o requerimento para a realização de uma reunião solene que vai homenagear o músico. O evento ocorre hoje.
Aprovadas
O pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), teve suas contas relativas a 2011 aprovadas pela Câmara de Jaboatão. Foram 14 votos a favor e 10 votos contrários ao parecer do Tribunal de Contas de Pernambuco que foi favorável a Elias. O pré-candidato teceu elogios ao legislativo de Jaboatão. "Sempre acreditamos em um Legislativo independente e altivo, que analisa e fiscaliza as ações do Executivo com independência e parcimônia. E foi isso que verificamos nesta decisão" disse Elias.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário