terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Distribuição partidária

(Foto: Janaína Pepeu | SECOM)

A governadora Raquel Lyra oficializou ontem a entrada de Cícero Moraes como secretário de Agricultura, cuja indicação foi do Podemos, do ex-senador Armando Monteiro, do ex-deputado federal Ricardo Teobaldo e do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia. Esse movimento oficializa mais um partido na estrutura do governo Raquel Lyra, antes foram o PP, o PL, o MDB, o União Brasil, o PSD e o PDT.

Apesar dos movimentos já terem ocorrido contemplando uma ampla frente política, a expectativa de aliados da governadora é que ela possa intensificar essas movimentações, ampliando os espaços de quem já foi contemplado, dando um caráter mais político ao governo e possibilitando uma coalizão junto a prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e os três senadores.

Nas condições em que Raquel Lyra foi eleita, sem uma ampla frente política dando sustentação a sua postulação, a governadora ficou com uma avenida de oportunidades para formar uma sólida base de apoio, mas para isso terá que abrir mão da equipe significativamente técnica que montou em 2023 para dar uma tônica mais política ao seu governo.

Essa movimentação é legítima e possibilitará ao governo maior distribuição de responsabilidades e um senso de governabilidade perante os aliados muito mais efetivo para garantir aprovação de pautas de interesse do governo na Alepe e também o avanço de recursos federais junto à bancada de deputados e senadores do estado.

Sem restrições – Apesar de ter se afastado do PSB, o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, não descartou a possibilidade de apoiar a reeleição do prefeito João Campos nas eleições deste ano. O PP é um dos principais pilares de sustentação do governo Raquel Lyra, e o Palácio do Campo das Princesas pretende ter o partido na coalizão do nome que será apoiado pela governadora.

Bilhete Único – O Governo de Pernambuco apresentará ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) a iniciativa de implementar o Bilhete Único Metropolitano, sem aumento na tarifa para os passageiros das linhas regulares. A proposta, que será discutida na próxima reunião do conselho, visa beneficiar mais de 700 mil pessoas na Região Metropolitana do Recife, oferecendo uma tarifa única de R$ 4,10 e permitindo até cinco embarques em duas horas de uso do sistema nas linhas integradas. A medida, liderada pela governadora Raquel Lyra, reflete o compromisso do Estado com a mobilidade urbana e beneficiará mais de 90% dos usuários do transporte público.

Capacitação – A Alepe, em parceria com o Senado Federal e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), retoma o curso gratuito de capacitação técnica destinado às câmaras municipais do estado. Nesta sexta edição, o programa será realizado em formato de minicursos e oficinas temáticas, abrangendo as regiões do Agreste Setentrional e do Agreste Central. Os eventos ocorrerão em Limoeiro e Caruaru, respectivamente, visando fortalecer os Legislativos e Executivos locais para uma prestação de serviços públicos mais eficiente.

Inocente quer saber – Qual será o próximo partido contemplado com espaços no governo Raquel Lyra?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário