Provável nome da governadora Raquel Lyra na disputa pela prefeitura do Recife, o secretário de Turismo, Daniel Coelho, ainda filiado ao Cidadania, tem pelo menos três opções partidárias em seu radar para oficializar o ingresso até 6 de abril, quando encerra o prazo de filiação partidária. Por não ter mandato, Daniel pode trocar de legenda sem qualquer problema.
Uma das alternativas seria a volta para o PSDB, partido por onde disputou a prefeitura do Recife por duas vezes. A legenda participa de uma federação com o seu partido, o que não teria nenhum impasse político, cujo ganho seria disputar com o mesmo número da governadora. A segunda opção seria o MDB do senador Fernando Dueire. Apesar de uma proximidade do MDB com o governo estadual, o partido ainda detém espaços na gestão João Campos.
Por fim, a alternativa seria o PSD do ministro André de Paula. Esta opção oficializaria o início do ingresso de aliados da governadora na legenda. Caso opte por uma legenda maior, Daniel ficaria menos necessitado de alianças partidárias.
Prorrogado – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por mais 180 dias o inquérito que investiga autores intelectuais e instigadores dos atos de 8 de janeiro de 2023. No despacho, o ministro atendeu a pedido da Polícia Federal, que apontou a necessidade de mais prazo para conclusão de diligências em andamento. O inquérito foi aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República para apurar supostos atos de “associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime”.
IA – Na abertura dos trabalhos do ano de 2024 da Justiça Eleitoral, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, defendeu a regulamentação, em lei, do uso e do funcionamento da inteligência artificial, das redes sociais e dos aplicativos de mensagem eletrônica. O objetivo é “evitar que o voto do eleitorado brasileiro, no pleito deste ano, seja manipulado ou induzido pela produção e circulação massivas de conteúdos fraudados ou falsos disseminados no ambiente da internet”. Para Alexandre, a liberdade de comunicação é “uma garantia constitucional que deve ser exercida com responsabilidade, em consonância com outros direitos e com o princípio da dignidade da pessoa humana”.
Requisitos – Segundo a Justiça Eleitoral, para concorrer à vaga de prefeito, os interessados devem ter, no mínimo, 21 anos até o dia da posse. Já para a vaga de vereador, candidatos podem concorrer desde que já tenham completado 18 anos na data do pedido de registro. No Brasil, não há candidatura avulsa. Para concorrer a uma vaga nas eleições, é requisito indispensável que a pessoa esteja filiada a um partido político. Todas as pessoas que desejam disputar precisam estar com a filiação deferida pelo partido até o dia 6 de abril. Após o carnaval, os pré-candidatos já começam a se movimentar.
Inocente quer saber – Daniel Coelho escolherá qual partido para disputar a PCR?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário