segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

APAC emite alerta de CHUVA FORTE nas próximas 36 horas; veja regiões

 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), informou no começo da noite deste domingo, 31 de dezembro, a previsão de pancadas de chuvas em várias áreas do Estado, devido atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis).

                                                                                   Publicidade 

  

O comunicado meteorológico alerta para chuva com intensidade Moderada a Forte em regiões do sertão e agreste.

As concentrações maiores de chuva devem ser a partir da madrugada e primeiras horas da manhã do dia 1° de janeiro de 2024.

No aviso da APAC consta ainda o sistema VCAN, responsável pela condição climática nessas regiões é muito dinâmico e se desloca rapidamente. O órgão ainda reforça que a população deve seguir as orientações da Defesa Civil devido o Estado de Atenção na cor laranja.

Previsão do tempo em janeiro no BRASIL

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de janeiro indica tendência de chuva abaixo da média em grande parte da região Norte, além de áreas da Região Sul e dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Já em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do País, além de áreas do Pará e do Paraná, a previsão indica total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média.

Considerando o prognóstico climático do INMET para janeiro de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras, tem-se que em áreas do Matopiba (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a chuva abaixo da média observada em outubro e novembro foi responsável por manter os níveis de água no solo muito baixos, desfavorecendo as fases iniciais dos cultivos de verão.

Para janeiro/2024, os níveis devem continuar baixos, persistindo condições de déficit hídrico e aumento da evapotranspiração devido às altas temperaturas.

No Brasil Central, o retorno da chuva, que foi observado na segunda quinzena do mês de dezembro/2023, contribuiu para a elevação dos níveis de água no solo em algumas áreas.

Este cenário tem sido importante para a retomada do plantio e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, exceto no norte de Minas Gerais, onde os níveis de água no solo estão mais baixos.

No entanto, são previstas chuvas mais regulares para janeiro/2024, que podem contribuir para a recuperação dos níveis de água no solo, favorecendo as culturas que se encontrarem em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.

Fonte: Portal de Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário