sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

A força de Lula em Pernambuco

 

Nos anos de glória do presidente Lula, especificamente em 2003 a 2012, o apoio do petista sempre pesava para decidir uma eleição municipal seja em qual município fosse em Pernambuco. Chegava-se a ter uma verdadeira briga interna sobre o uso da imagem do presidente em alguns palanques eleitorais, algo que era bastante difícil de deixar priorizado tendo em vista o alto número de partidos que fazem parte de sua base e consequentemente recebem o direito do uso de imagem.

No entanto, existe hoje uma grande expectativa com relação a imagem de Lula tendo em vista o seu retorno à Presidência derrotando o bolsonarismo em 2022. No Recife, por exemplo, Lula perdeu às eleições de 2012 com Humberto Costa, de 2016 com João Paulo e de 2020 com Marília Arraes. Destes três, o pior momento de Lula foi justamente quando veio ao Recife fazer campanha para João Paulo em 2016, ano da reeleição de Geraldo Júlio.

Naquela época com o impeachment de Dilma, os processos contra Lula e a Operação Lava Jato fizeram com que diversos petistas terminassem pagando o pato. Este fato foi inclusive reconhecido pelo hoje ministro Fernando Haddad que concorreu neste mesmo ano à Prefeitura de São Paulo sofrendo uma altíssima rejeição.

Agora, com Lula de volta à cena política e com oposição e situação o apoiando, o presidente tem tudo para eleger o maior número de prefeitos possíveis tanto na capital quanto no interior. Inclusive a procura para a organização do PT no interior do estado vem em onda crescente.

A grande aposta

O PT está apostando alto na campanha de Jaboatão dos Guararapes onde o partido disputa com o ex-prefeito Elias Gomes, recém filiado à legenda. Elias tem intensificado sua presença ao lado de petistas e de lideranças políticas próximas ao presidente. Na cidade, o partido de Mano Medeiros, atual prefeito, por coincidência do destino é o PL do qual faz parte o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Eduardo

O Prefeito de Cupira, José Maria Leite de Macedo – União Brasil, confirmou o Vice-Prefeito Eduardo Lira - UB como pré-candidato à sucessão a Prefeitura do município. Eduardo Lira, tem licenciatura em história e atua no Banco Itaú há mais de 14 anos. Duda, como é chamado entre os cupirenses, lidera um projeto social reconhecido nacionalmente e na mais alta gestão católica.

Palanque

A pré-candidata a prefeita de Arcoverde, Madalena Brito, segue ampliando seu palanque e recebendo apoio de vereadores que faziam parte da gestão do prefeito Wellington Maciel que se brincar vai sozinho para a reeleição. Os vereadores João Marcos (MDB) e Luiza Margarida (PSB) caminharão ao lado da ex-gestora.

Na linha contrária

Se por um lado a presença de Lula tem sido motivo de buscas por parte de aliados do petista, o deputado federal Fernando Rodolfo, que é pré-candidato a prefeito de Caruaru quer reunir os bolsonaristas em torno de seu nome. Mesmo sendo filiado ao PL, não será uma tarefa tão fácil para o parlamentar que tem tido uma posição pífia nas pesquisas.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário