sexta-feira, 7 de julho de 2023

Sergio Xavier assume Fórum de Mudança do Clima

(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Fundador do Partido Verde (PV) e da Rede Sustentabilidade, o pernambucano Sergio Xavier foi nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), como novo coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Idealizador do Labs de Economia Regenerativa do Arquipélago de Fernando de Noronha, da Caatinga e do Rio São Francisco, apesar de estar um pouco distante das políticas partidárias, Xavier carrega na bagagem as articulações que resultaram no ingresso de Marina na chapa presidencial ao lado do ex-governador Eduardo Campos.

Em substituição a Marco Antônio Fujihara, o novo coordenador vai ser responsável por um órgão que tem por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade na discussão das ações necessárias para enfrentar a mudança global no setor climático. Em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco, Sergio Xavier contou como se deu o convite para ingressar no governo Lula, as expectativas e como se darão as tratativas com o Governo de Pernambuco.

Fórum
"O fórum é presidido pelo próprio presidente da República e o coordenador-executivo é a figura responsável por articular o diálogo com os setores para a criação de políticas públicas com foco nas questões climáticas. É um setor que enfrenta uma situação preocupante e a principal meta é trabalhar voltado à economia, convertendo o atual modelo poluidor em algo sustentável, que une as pessoas e reduz desigualdades."

Expectativas
"Achamos que com esse modelo de gestão descentralizada, com diversos núcleos espalhados pelo Brasil, de acordo com as vocações de cada lugar, e aqui dou os exemplos do Recife, de Noronha e Floresta, no Sertão, entendemos que vai haver um bom resultado porque as pessoas que vão discutir as soluções estão nas localidades onde os problemas se apresentam. Quando juntamos a academia, o setor empresarial, as comunidades locais e o poder público para pensar em soluções, passamos a ver os resultados."   

Governo Lula
“A nossa entrada no governo Lula é fruto de toda uma trajetória. Quando o presidente foi eleito pela primeira vez, ocupei a chefia de gabinete do então ministro Gilberto Gil e fui secretário de Fomento do Ministério da Cultura. Atuei em diversas frentes enquanto estive no Partido Verde e na Rede, legendas que, hoje, são da base de apoio. Tenho uma longa relação com a ministra Marina Silva, então tudo acaba criando uma aproximação natural. E por conhecer o trabalho que desenvolvemos, houve esse convite no sentido de que poderíamos contribuir com o atual governo." 

Campo das Princesas
"É uma relação muito propositiva. Estamos à disposição para contribuir e, inclusive, mantido diálogo com a secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza, que, com certeza, vai trabalhar em conjunto conosco, no fórum, para tornarmos Pernambuco protagonista desta discussão. É a primeira vez que o estado ocupa esse espaço estratégico, de visibilidade internacional, então é um momento muito oportuno para o Governo de Pernambuco demonstrar as ações que tem desenvolvido. De fato, há interesse total da nossa parte em trabalharmos em conjunto." 

Fonte: Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário