quarta-feira, 5 de julho de 2023

Não tem como ter aliança entre PSDB e PSB em 2024

 

O PSDB e o PSB já estiveram juntos em algumas disputas nos municípios em anos bem distantes. No entanto, a relação da legenda foi muito mais na linha de oposição do que mesmo na linha de aliados ainda que apenas eleitorais. Um exemplo bem claro foi ano de 2012 quando Daniel Coelho disputou a Prefeitura do Recife sem a menor chance de vitória e por pouco quase não vai ao segundo turno. Os dois partidos estiveram juntos na eleição de Paulo Câmara em 2014 e receberam o apoio do PSB no segundo turno daquela eleição quando o partido apoiou Aécio Neves.

O distanciamento de vez do PSDB aconteceu de vez no ano de 2016. O partido conquistou a Prefeitura de Caruaru com Raquel Lyra ainda que estivessem juntos em outros municípios menores. Agora, para 2024 o cenário é bem diferente e dificilmente teremos o PSDB junto com o PSB. Isso porque os tucanos tiraram os socialistas do poder e se tornarão assim principais adversários. 

Logo, o que aconteceu em Caruaru através de uma aliança entre Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Marcelo Gomes (PSB) é algo que dificilmente vai ocorrer nos demais municípios. Onde o PSB estiver, o PSDB não estará e vice-versa. Essa aliança pode, inclusive, trazer sérios danos eleitorais para o próprio Rodrigo Pinheiro. Neste caso, para se concretizar uma aliança palaciana seria necessário que os Gomes deixassem o PSB. Ou, seria uma forma de Rodrigo dar um passo para o PV. O prefeito tem se aproximado do deputado federal Clodoaldo Magalhães mas a esquerda de Caruaru não é ele, é Zé Queiroz.

Já em nível estadual nós temos, até o momento, dois partidos que estão na luta pelo poder: um deles, começou o governo a pouco mais de seis meses: o PSDB. O outro, administrou Pernambuco por dezesseis anos e vai tentar voltar ao comando do executivo: o PSB. Colocar essas duas legendas no mesmo palanque é falta de inteligência eleitoral e mesmo que seja uma aliança municipal para 2024 é difícil que atores não pensem já em 2026. A título de exemplo, o PSB de Caruaru através de Marcelo Gomes já disse que a prioridade do partido em 2026 é o prefeito João Campos. 

Olho aberto

Alguns prefeitos já pensavam em fazer uma aliança política nos municípios tendo as duas legendas no palanque: PSB e PSDB. Ficaram de olhos abertos e muito provavelmente vão abrir mão de um ou de outro para não terem surpresas desagradáveis a partir de abril do ano que vem quando se encerra o prazo de filiação partidária.

Abandonando Zé

Embora os ex-deputados Wolney Queiroz e Zé Queiroz tenham levado o PDT para a Frente Popular durante a campanha de 2022 e arriscaram os seus respectivos mandatos para defender a candidatura de Danilo Cabral que concorreu pelo PSB, o partido em Caruaru, deve mesmo deixar Zé Queiroz a ver navios e vai apoiar a candidatura de Rodrigo Pinheiro à reeleição. O PT está tentando criar uma via alternativa e também tem se aproximado do prefeito tucano. 

Montando palanque

Enquanto isso, Zé Queiroz se organiza para formar um palanque forte na capital do agreste. O ex-prefeito tem conversado com lideranças de oposição no sentido de formar uma frente ampla na cidade. Ontem, o ex-prefeito se reuniu com figuras do União Brasil como Raffiê Dellon, Manoel Santos e Dilson Oliveira. Zé Queiroz tem se mostrada a cada dia mais animação para entrar no pleito.

Entrega

Raquel Lyra entregou ontem 100 viaturas para a Região Metropolitana do Recife (RMR), e sete mil coletes balísticos, para o serviço operacional da Polícia Militar de Pernambuco. Ao lado da vice, Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual entregou as chaves dos veículos e os coletes aos policiais militares, durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

Lucros do São João

A cidade de Petrolina ainda comemora os números do São João da cidade. Segundo informação divulgada na imprensa "O São João de Petrolina impactou a economia local de forma exponencial. A cidade sertaneja teve uma estimativa de movimentação de R$ 280 milhões no período junino. Os segmentos mais incrementados foram o comércio, serviços, bares e restaurantes. Outro setor que teve um “boom” foi a hotelaria, que teve ocupação máxima dos leitos durante sete dias e 90% nos outros dois dias da semana do São João".

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial 

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário