As últimas entrevistas do Prefeito Miguel Coelho da cidade de Petrolina já dão um tom de uma provável candidatura ao governo do estado. Um outro assunto levantado seria a volta do grupo do senador Fernando Bezerra Coelho para a frente popular o que está praticamente descartado. O resumo da ópera é o seguinte: Em um cenário, Fernando Bezerra Coelho abre mão de disputar a reeleição em favor da candidatura do prefeito Miguel Coelho.
Com isso, os dois Fernandos (tanto pai quanto filho) disputarão a Câmara Federal. Segundo informações, caso Miguel seja realmente candidato ao governo do estado (e não Anderson) Fernando Bezerra Coelho pai, será candidato por um partido e Fernando Filho será por outro candidato o que de acordo com cálculos fará com os dois sejam tranquilamente eleitos.
Fernando Bezerra Coelho vem ganhando força no meio político desde sua chegada ao senado federal. Em 2014, por exemplo, além de se eleger senador elegeu dois filhos: Um federal e um estadual (Fernando Filho e Miguel Coelho). Em 2016, elegeu Miguel prefeito de Petrolina ainda que com o apoio do PSB e o reelegeu sem o apoio do PSB e manteve as vagas tanto na Alepe como na Câmara. Comparado a Humberto e Jarbas, ambos, mesmo com o apoio do Palácio não conseguiram eleger os filhos. Humberto, tentou emplacar seu filho na Câmara do Recife em 2020 e Jarbas em 2012. Nenhum teve sucesso.
Neste cenário (De Miguel ser o candidato a governador) ao prefeito Anderson Ferreira ou seu grupo político seria reservado o espaço na chapa oposicionista com a vaga para o senado que pode ser disputada pelo próprio prefeito Anderson para manter a vaga de André Ferreira que tem feito um grande trabalho à frente da Câmara Federal e conquistado destaque nacional e influência no congresso.
Sobraria assim a vaga de vice para uma liderança do agreste do estado.
Tomando um destino - O cenário de uma provável volta de FBC e seu grupo para a Frente Popular sempre é levantada tendo em vista às articulações feitas para o pleito de 2020 quando o senador e o deputado Raul Henry se organizaram para fortalecer o MDB fazendo vários nomes no estado. Mas quem fala diz claramente que o partido vai ter que tomar um destino esse ano de 2021: Ou é Frente Popular ou é oposição: os dois não dá.
Federal - Outro fato que pesa para que FBC permaneça no campo oposicionista é sua grande aproximação com o governo federal. Fernando tem sido o elo entre os prefeitos e Brasília e tem ajudado muito os municípios, algo que poderia não acontecer caso FBC voltasse para a base do PSB.
Um jogo difícil - A disputa pelo Governo de Pernambuco em 2022 promete ser não apenas emocionante, mas eletrizante. Enquanto a oposição monta o seu cenário, o Palácio também monta sua estratégia de disputa. O governo promete montar uma grande chapa, consistente e forte que reunirá grandes nomes da política. Ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio é a bola da vez na sucessão.
Além disso - O PSB conta ainda com um cabo eleitoral fortíssimo: O Prefeito do Recife, João Campos. O jovem que se elegeu na última eleição com quase nenhum ato político com os chamados "padrinhos" tende a ser o grande padrinho da frente popular em 2022, não apenas no Recife mas também no interior onde o nome do seu pai, Eduardo Campos é forte e respeitado até mesmo por quem é oposição.
Elogio - O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) teceu elogios ao prefeito João Campos e ao secretário Beto Rabelo. A fala aconteceu no momento em que o parlamentar destacou ações feitas pela secretaria executiva dos direitos dos animais no Hospital Veterinário. Marco Aurélio Filho disse que João Campos e sua equipe tem muito a oferecer pelo Recife.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário