sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

RADAR POLÍTICO – PT tem racha para escolher o vice de João Campos

 

O PT de Pernambuco vivencia uma disputa interna silenciosa, mas intensa, entre dois grupo que buscam emplacar o nome que o partido indicará para uma possível vaga de vice na chapa encabeçada pelo prefeito recifense João Campos (PSB). De um lado o grupo que tem como principal expoente o senador Humberto Costa e que conta com nomes como os dos deputados estaduais João Paulo Lima e Silva, Rosa Amorim e Doriel Barros, este último é presidente estadual do PT, além da vereadora Liana Cirne e do vereador Jairo Britto. Estes defendem o nome do deputado federal Carlos Veras como representante para o posto. Por sua vez, o outro grupo, que tem a senadora Teresa Leitão como maior liderança e defende o nome do ex-vereador Mozart Sales como vice, tem como integrantes o vereador Osmar Ricardo, o secretário de Meio Ambiente Oscar Barreto, o presidente do PT no Recife Cirilo Mota e outras lideranças do diretório municipal.

Em conversa com este blogueiro, uma fonte petista de alta patente e que prefere manter reserva afirmou acreditar que o processo de escolha do nome se dará de forma pacífica dentro do partido e que o presidente Lula não só ajudará nesta escolha, como também contribuirá na consolidação da aliança com o PSB.

ALTERNATIVA – O ex-deputado federal pernambucano Maurício Rands, que renunciou ao mandato e deixou o PT em 2012 após divergências com o partido, começou a ser lembrado como alternativa para ser o vice de João Campos. O movimento realizado pelo presidente Lula em São Paulo para trazer de volta Marta Suplicy para o PT e colocá-la como candidata a vice na chapa de Boulos (PSOL) serve como precedente para o Recife. Não custa lembrar que Rands é muito próximo à família Campos.

BOICOTE? – Lideranças do PT se reuniram ontem (PT) na Câmara de Vereadores do Recife para celebrar os 44 anos de fundação do partido. O evento foi uma iniciativa do vereador Osmar Ricardo, integrante do grupo que defende o nome Mozart Sales. Apesar do comparecimento de Carlos Veras, um fato que não passou desapercebido por este blogueiro foram as ausências não só do senador Humberto Costa, mas também dos deputados estaduais João Paulo Costa, Rosa Amorim e Doriel Barros.

CALÇADO – Nogueira, prefeito do município de Calçado, anunciou o jovem empresário José Elias Filho como o candidato do seu grupo para disputar a prefeitura. Com o sangue político correndo nas veias, já que é filho do ex-prefeito Zé Elias, ele vai para a disputa contando com a força política de Nogueira e o apoio de oito dos nove vereadores.

ROMPIMENTO – Com a anuência dos deputados Sileno Guedes e Pedro Campos a sigla anunciou a pré-candidatura a prefeito de Salmo Valentim em Rio Formoso, município que é comandado por Isabel Hacker (PSB). Movimento da cúpula do PSB sinaliza um claro rompimento com a família Hacker.

RESPOSTA – Já reeleita, Isabel Hacker ainda não anunciou quem será o seu candidato à sucessão. A atitude do PSB em antecipar um candidato que sequer é do grupo da prefeita é entendida como uma resposta ao deputado estadual Franz Hacker (PSB), irmão de Isabel, que recentemente levou lideranças do seu grupo para se filiar ao PSDB.

ALGUÉM RESPONDE? – Quando a vice-prefeita do Recife e pedetista Isabella de Roldão irá se pronunciar sobre a ida do seu partido para a base da governadora Raquel Lyra?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE e editor principal do Blog Ponto de Vista

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário