quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Quem não se comunica…

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

O saudoso Chacrinha não cansava de repetir a frase: “Quem não se comunica, se trumbica”. Virou jargão e serve, até hoje, de referência quando se trata de saber se comunicar. A comunicação vai muito além de falar bem, principalmente quando se trata de política. Na área, além de mostrar resultados concretos em benefício do povo, ela é o saber falar a linguagem do povo.

Nesse campo, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem dado uma verdadeira aula. Apesar da pouca idade, outrora motivo de desconfiança, tem conseguido se comunicar com maestria, sem atrapalho ou qualquer dificuldade. O seu “nevou”, por exemplo, comprovou isso em números, com mais de 22,5 milhões de visualizações no Instagram. O feito rendeu ao prefeito, além da admiração da população da periferia recifense, um baita alcance que transcende a esfera municipal.

A brincadeira despretensiosa fez com que o prefeito recifense saísse de 1,6 milhão de seguidores, para 2,1 milhões de admiradores na rede social. Tais números devem deixar a governadora Raquel Lyra (PSDB) de cabelos em pé. Sem o menor carisma, embora tente, sem sucesso, se comunicar com a massa pelas redes sociais, o fracasso da tucana é evidente pelo número de seguidores, menos de 1 milhão no Instagram.

Podem até dizer que número de seguidores não é o de eleitores, mas a julgar pela diferença grotesca entre João e Raquel nas redes sociais, 2026 promete ser de grandes emoções. Principalmente se, até lá, a tucana continuar sem mostrar a que veio, e João Campos continuar a entregar resultados palpáveis para os recifenses. Afinal, não se deve desprezar o fato de que Pernambuco tem pouco mais de 7 milhões de eleitores e que boa parte desse contingente acompanha a rotina do prefeito.

Por fim, Raquel pode até achar que ganha mais ao entrar de cabeça no xadrez político, ampliando seu palanque de partidos apoiadores com o jogo do ‘toma lá, dá cá’, mas, no fim das contas, não há melhor cabo eleitoral do que o próprio eleitorado quando satisfeito com o seu gestor.

Carnaval em números – O Carnaval do Recife atraiu 3,4 milhões de foliões durante os seis dias de festa, 20% a mais do que o registrado no ano passado. De acordo com a Prefeitura da Cidade, no período, foram criados 57 mil postos de trabalho temporários e foi movimentado R$ 2,4 bilhões na economia local.

Satisfação – Em pesquisa de satisfação encomendada pela Secretaria de Turismo do Recife, pasta sob comando de Antonio Coelho, 98% dos entrevistados afirmam que pretendem voltar para brincar o Carnaval do Recife no próximo ano. O mesmo percentual informou que recomenda a festa, enquanto cerca de 84% disseram que a festa recifense superou e/ou atendeu às expectativas. No item segurança, 68% dos foliões afirmaram que se sentiram muito seguros/seguros e 10% inseguro/muito inseguro.

Ocupação – De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), entre 9 e 13 de fevereiro, mais de 32 mil turistas se hospedaram na rede hoteleira do Recife, o que resultou em uma taxa de ocupação de 96% nos principais hotéis da cidade.

Soneca – Postado nos stories da governadora Raquel Lyra, na última segunda-feira, bombou entre os grupos de WhatsApp um vídeo no qual um funcionário aparece dormindo enquanto a tucana cumprimenta os demais atendentes que se revezavam entre os turnos, durante o Carnaval, para atender as queixas de emergência na Central do 190.

Violência – Os números de ocorrências levantados pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) colocam em xeque o discurso da governadora Raquel Lyra de que o Carnaval 2024 seria o mais seguro da história. Pelo contrário, segundo o Sinpol, foram 62 homicídios, três deles em polos de folia, e 34 tentativas de homicídios no período de 8 a 13 de fevereiro, o que torna o Carnaval deste ano o mais violento de todos os tempos.

CURTAS

JABOATÃO – Mais de 450 mil pessoas circularam entre os sete polos de festa durante os cinco dias de Carnaval em Jaboatão dos Guararapes. Segundo o prefeito Mano Medeiros, a festa proporcionou a criação de 4,6 mil empregos diretos e movimentou mais de R$150 milhões na economia local.

FIES – Estudantes de instituições privadas de ensino superior interessados em financiar até 100% do valor da mensalidade pelo Banco do Nordeste (BNB) têm até o dia 29 de fevereiro para realizar a solicitação do crédito no portal do banco na Internet. O prazo e o meio é o mesmo para os clientes que irão renovar seu financiamento.

EXTERIOR – Já de volta ao visual habitual após “nevar” o cabelo no Carnaval, o prefeito do Recife, João Campos, embarcou, ontem, para Nova Iorque. Na cidade, recebe o Prêmio de Serviço Público pelo Compaz como iniciativa que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público da ONU.

Perguntar não ofende: Quando a SDS vai divulgar o balanço do Carnaval 2024?

Fonte : Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário