sábado, 13 de janeiro de 2024

Raquel joga PE num inferno astral

O ano novo chegou com uma chuva de notícias ruins para Pernambuco. Na primeira semana, o número de homicídios bateu um recorde: 82 em apenas sete dias. Trata-se de uma guerra civil. A governadora Raquel Lyra (PSDB) lançou um plano para reduzir em 30% a criminalidade até 2026.

As primeiras ocorrências somam 38% a mais, comparadas com o mesmo período do ano passado. Se for nesse ritmo, a meta da tucana jamais será alcançada. No Detran, há suspeitas de um mega escândalo, com a criação de um monopólio de registros de carros para uma única empresa, que pode faturar até R$ 180 milhões por ano.

Ontem, completados 12 dias de 2024, o Estado aparece entre os que lideram na queda da produção industrial. O Estado teve uma queda da ordem de 9,7% em novembro, enquanto o avanço na indústria nacional foi de 0,5%. Nove dos 15 Estados pesquisados pelo IBGE apontaram taxas positivas. Entretanto, as quedas mais intensas foram Pernambuco (-9,7%) e Amazonas (-4,2%), enquanto Rio Grande do Sul (-2,9%), Mato Grosso (-1,5%), Região Nordeste (1,2%) e Santa Catarina (-0,7%) assinalaram os demais resultados negativos em novembro.

A média móvel trimestral da indústria foi de 0,2% no trimestre encerrado em novembro, com taxas positivas em oito dos 15 locais pesquisados, destacando-se os avanços mais acentuados no Pará (4,7%), Paraná (2,9%), Goiás (2,7%), Bahia (2,4%), Ceará (2,3%) e Rio de Janeiro (1,9%). Frente a novembro de 2022, houve altas em doze dos 18 locais pesquisado, com avanços de dois dígitos e mais acentuados no Paraná (21,2%), Espírito Santo (18,5%), Goiás (16,6%), Pará (12,8%), Rio de Janeiro (10,5%) e Mato Grosso (10,0%).

Mais notícias ruins – Nova sócia na Copergás, conforme esta coluna adiantou ontem, a Infra Gás e Energia S/A nunca atuou no mercado de gás natural, tem apenas um histórico de execução de obras públicas em rodovias, através de sua holding Infra S/A Investimentos e Serviços, além de ter participado recentemente do projeto do Trem Bala – Rio – São Paulo. Outro dado o que chama a atenção, com um capital social de apenas R$ 30 milhões, a Infra Gás também tem a intenção de adquirir as participações da Compass nas concessionárias Cegás (CE), Potigás (RN), Algás (AL) e Sergás (SE), uma operação estimada pelo mercado na casa de bilhões de reais.

Razão da queda – Uma fonte do Planalto soprou, ontem, que Tadeu Alencar será mesmo rifado da Secretaria Nacional de Segurança por um motivo muito simples: a prioridade do novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, é atacar a questão da segurança pública no País, área que não funcionou na gestão do ex-ministro Flávio Dino. O PSB já começou a fazer articulações para não deixar Tadeu desamparado.

MP apura rachadinha – O Ministério Público Federal no Distrito Federal abriu novo inquérito para investigar se houve improbidade administrativa por parte do deputado federal André Janones (Avante-MG) em caso no qual o parlamentar é acusado de participar de um esquema de rachadinha em seu gabinete. A representação foi oferecida pelo ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. Em novembro de 2023, áudios divulgados pelo site Metrópoles mostraram Janones cobrando parte do salário de assessores para “reconstruir patrimônio” após gastos com campanha eleitoral.

Bem pior – Do deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Novo-PR) ao comparar a nomeação de um ex-ministro do STF para o Ministério de Lula com Sérgio Moro para o primeiro escalão de Bolsonaro: “O caso de Lewandowski, na verdade, é ainda pior, já que nos 17 anos em que esteve no STF, Lewandowski deu sucessivas decisões que beneficiaram Lula e o PT, desde o Mensalão até a Lava Jato”, afirmou Deltan em suas redes sociais.

PP vai de Clarissa – O PP prepara um grande ato para oficializar a pré-candidatura da deputada Clarissa Tércio à Prefeitura de Jaboatão. Ligada aos movimentos evangélicos e bolsonarista radical, Tércio foi a segunda parlamentar mais votada nas eleições de 2022 para a Câmara dos Deputados. É a maior aposta do presidente estadual da legenda, Dudu da Fonte, na Região Metropolitana.

CURTAS

CONVENÇÃO – Dudu foi a Ipojuca, na última quinta-feira, prestigiar a convenção do PP que formalizou a prefeita Célia Sales como nova presidente do partido no município. “Foi uma super convenção”, disse o líder progressista.

DANILO DE GISA – Quem foi visto na convenção do PP em Ipojuca foi o pré-candidato a prefeito em Afogados da Ingazeira, Danilo de Gisa. Ainda sem partido, sua presença no evento foi um indicativo que pode se filiar ao Progressista.

JÁ VAI TARDE? – O vice-prefeito de Belo Jardim, Doutor Maneco, fez uma carta quilométrica, ontem, para anunciar o rompimento com o prefeito Gilvandro Filho (UB) e o deputado federal Mendonça Filho, mas ambos não deram um pio sobre o assunto.

Perguntar não ofende: Com a nomeação de Lewandowski para o Ministério da Justiça, o STF virou uma extensão do Governo Lula?

Fonte : Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário