O presidente Lula visita a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, nesta quinta-feira, para anunciar, oficialmente, a retomada dos investimentos na produção de derivados de petróleo, em especial diesel.
Em uma analogia, o presidente da Petrobras Jean Paul Prates disse que a palavra do ato era superação, numa referência às tentativas de destruição do projeto, ao mesmo que comparou a resiliência do próprio presidente
Publicidade
Av. Dr. Francisco Correia 1333 prox :Assembleia de Deus Matriz ao lado da Casa do Nordeste em frente ao posto Trajano !~
"É a refinaria da volta por cima", declarou.
O blog de Jamildo antecipou a disposição do governo Lula em retomar a obra ainda no final de 2022. A decisão foi oficializada na metade de 2023, pelo conselho da estatal.
O prefeito do Recife, João Campos, apareceu no evento. A governadora do Estado, também. Além de deputados federais e estaduais.
Nesta quinta-feira, na imprensa do Sul, apesar da visível e indisfarçável má vontade contra o projeto no Nordeste, analistas foram obrigados a concordar com a iniciativa. "... há gente no mercado que vê sentido nos novos investimentos. O país precisa do diesel refinado ali, e a Petrobras ganha aplicando dinheiro num projeto que já existe". Ponto para Lula, com a região Nordeste.
O tema fez parte dos discursos. O sindicalista da Federação dos Petroleiros, David Bacelar, disse que a "Lava Jato" tentou, de forma criminosa, impedir a realização de um sonho que era a implantação do projeto da refinaria, com a "ajuda de alguns brasileiros". "Esses que cometeram este crime contra a Petrobras e o presidente Lula, pagarão"
No evento, a Petrobras exibiu um vídeo com imagens históricas do início das obras e as dificuldades que a obra enfrentou, com a necessidade de demissões e crise social em Ipojuca. Lula aparece afirmando que era um sonho, hoje a segunda maior refinaria da Petrobras - instalada no Nordeste.
Conforme já informou o blog também, Lula está chegando de Salvador, onde foi prestigiar o lançamento de um projeto aeroespacial com Senai na base aérea de Salvador. Depois da Escola de Sargentos, nesta sexta, ele segue para o Ceará, onde irá participar do lançamento da pedra fundamental do novo ITA, na base aérea de Fortaleza. Trata-se de ações de Estado, visando reduzir as desigualdades regionais, todas ancoradas nas Forças Armadas.
Programa social
Aproveitando o evento da refinaria Abreu e Lima, a Petrobras lançou também um novo programa social, batizado de Programa Autonomia e Renda. O projeto Autonomia e Renda oferecerá cursos profissionalizantes, na modalidade de formação inicial continuada (FIC), a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
De acordo com a estatal, o objetivo do Autonomia e Renda é contribuir para qualificação profissional de regiões onde a empresa tem operações, visando a inclusão produtiva de populações em condições de vulnerabilidade e exclusão social. Está prevista a oferta de cursos para formar Caldeireiros, Pintores, Auxiliares Industriais diversos, Instrumentistas e Mecânicos de Manutenção de Máquinas, entre outros. A primeira oferta está prevista para esta primeiro semestre de 2024.
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário