sábado, 13 de janeiro de 2024

A estratégia para 2024

 

Já é tradição que quem se elege governador trabalha para ampliar seu grupo político visando a eleição seguinte quando disputará a reeleição. No entanto, a estratégia nem sempre é a mesma. Por exemplo, o ex-governador Miguel Arraes já chegou a desistir de visitar um município para não ser recebido por um grupo político rival ao dele. Isso, após os opositores espalharem na cidade que o governador estaria por lá. "Meus companheiros não estão no mesmo palanque, então não vou" justificou Arraes. 

Jarbas Vasconcelos tentou seguir o mesmo caminho de Arraes e inflou o PMDB da época colocando prefeitos ou candidatos a prefeitos que tinham chances reais de se elegerem. Um exemplo de como Jarbas se comportava na cidade em época de campanha foi em Caruaru onde ele dizia: se eu votasse aqui, votaria em Tony Gel para prefeito. 

No entanto, de alguns anos pra cá, as estratégias se modificaram. Na maioria dos municípios ambos os lados fazem questão de fazer parte do grupo de quem está governando. Raquel Lyra, por exemplo, já convive com esta realidade: em muitos municípios ela tem a oposição e a situação aliados ao seu projeto. Eduardo Campos agiu fortemente no interior muitas vezes para que se tivesse apenas um aliado em seu grupo político o que facilitou a eleição de muitas lideranças. O exemplo foi na cidade de Água Preta quando ele conseguiu unir em um mesmo palanque Magalhães e Coutinhos que se rivalizaram em diversas ocasiões.

Agora, eis que os olhares se voltam para a estratégia a ser adotada pela governadora Raquel Lyra. Isto, após 8 anos de gestão de Paulo Câmara que teve uma tímida participação nas campanhas municipais deixando para fazer a parte política com os eleitos. Raquel irá se envolver nas campanhas municipais a ponto de participar ativamente, pedindo votos e guardando um tempo de sua agenda para eleger aliados, ou fará mais parte da articulação política e ficará nos bastidores.

Qual será o papel de Raquel nos mais diversos municípios pernambucanos?

Municípios estratégicos

Alguns desses municípios tem uma importância significativa para a governadora Raquel Lyra até mesmo para marcar território. Recife, Jaboatão, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Palmares, são alguns desses municípios que tem um peso significativo para a governadora.

Para deputados

A tarefa de eleger um número considerável de aliados e até mesmo formar um forte grupo político não é apenas de Raquel e de lideranças de oposição que visam cargos majoritários em 2026. Muitos deputados estaduais e federais estão na estrada formando palanques competitivos e já se preparando para deixarem tudo amarrado para a eleição geral.

Elias Gomes

Ex-prefeito e pré-candidato do PT à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes conseguiu recuperar o perfil oficial no Instagram. A conta do gestor foi alvo de um ataque de hackers no início da tarde de ontem (12). Os criminosos chegaram a publicar mensagens ameaçadoras. A equipe de comunicação do ex-prefeito registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil para identificar e punir os autores intelectuais por trás da invasão.

Licença

O prefeito Dr. Marcones transmitiu temporariamente o comando da Prefeitura de Salgueiro ao vice-prefeito Dr. Edilton. Durante esse período, Dr. Edilton Carvalho estará à frente das responsabilidades executivas. 

Pausa

A nossa coluna diária do Blog que vai ao ar rigorosamente de segunda a sábado terá uma pequena pausa por parte da edição. 2024 é um ano que promete e teremos muito para conversar sobre o cenário político e as eleições municipais. Voltaremos com a coluna do nosso Blog no próximo dia 23 de janeiro.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário