sexta-feira, 7 de abril de 2023

Simão Durando cobra soluções da Compesa

 

Foto: Junior Soares

Desde que assumiu a prefeitura de Petrolina em 2017 que Miguel Coelho vinha tendo dificuldades na relação com a Compesa. O então gestor, inclusive, considerou a hipótese de municipalizar o serviço de abastecimento de toda a cidade por não ter um devido tratamento da estatal. Ontem foi a vez do atual prefeito Simão Durando, que questionou o tratamento dispensado pela empresa ao município e considera recorrer à justiça para que a Compesa normalize o funcionamento do saneamento na cidade.

De acordo com o gestor sertanejo, o serviço de manutenção contava com onze veículos, agora apenas dois atendem o município, agravando a crise nos últimos seis meses. Além da questão do esgoto, Simão criticou a falta d’água em alguns bairros da cidade que chega a vinte dias, prejudicando a vida da população que mais precisa.

A Compesa vem sendo criticada por outros prefeitos, essa semana foi a vez do prefeito do Recife, João Campos, que afirmou que 90% dos buracos da cidade são de responsabilidade da Compesa, causando outros transtornos para a população além da própria falta d’água e da pouca capacidade de oferta de saneamento.

Não é de hoje que se discute a possibilidade de privatização da empresa, que é uma sociedade anônima de economia mista, com fins de utilidade pública, cujo acionista majoritário é o governo. Com mais de cinquenta anos de existência, a Compesa é uma estatal que há muito tempo tem seus serviços questionados, e recentemente se ventilou a sua privatização completa, através de estudos iniciados pelo atual governo.

Os casos de Recife e Petrolina trazem à tona a necessidade de discutir qual será a melhor forma de garantir um funcionamento efetivo da Compesa em prol dos pernambucanos, uma vez que todos pagam por água e saneamento, mas muitos não têm o direito universal garantido pela estatal, que pelas amarras do serviço público, não consegue avançar como deveria em áreas vitais para melhorar a vida dos pernambucanos.

Emendas – A comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe se reuniu e aprovou um projeto de Lei que aumenta de forma escalonada o valor das emendas parlamentares destinadas a prefeituras e fundações. Atualmente corresponde a 0,5% da receita corrente líquida do estado, ainda este ano será reajustada para 0,7%, em 2024 atingirá 0,9%, em 2025 chegada a 1% e em 2026 ficará em 1,2%, mais do que dobrando a capacidade de apontar a destinação de recursos por parte dos deputados estaduais.

Homenagem – Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), a Câmara do Recife realizará sessão solene em homenagem aos 25 anos de existência da Folha de Pernambuco. O evento acontecerá no próximo dia 14 a partir das 16 horas no plenário da Casa de José Mariano e deverá reunir diversas personalidades da política e da sociedade.

Feliz Páscoa – Desejo a todos os nossos leitores uma feliz Páscoa, e que o real significado da data seja colocado em prática não só na data comemorativa como no dia a dia das pessoas.

Inocente quer saber – Até quando a Compesa seguirá prejudicando a vida dos pernambucanos?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário