domingo, 9 de abril de 2023

Iza Arruda: 'MDB saiu fortalecido das eleições de 2022'

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco, a deputada federal eleita por Pernambuco, Iza Arruda, do MDB, falou sobre as expectativas de crescimento do partido na esfera estadual e destacou as suas primeiras ações na Câmara dos Deputados. Segundo ela, a relação com os prefeitos pernambucanos será uma peça fundamental nesse seu primeiro mandato.

Iza saiu das urnas com boa votação, tendo conseguido desbancar nomes tradicionais da sigla no estado, como o ex-deputado federal Raul Henry, e figura, hoje, como a única parlamentar eleita em âmbito federal pela legenda.

Sobre as expectativas para o crescimento do MDB em Pernambuco, ela afirma que o partido, que foi aliado histórico do PSB durante os últimos 16 anos, ainda não decidiu se fará parte da base ou da oposição ao governo Raquel Lyra (PSDB).

MDB no pós-eleições
“Embora não tenha conseguido ampliar a bancada no estado, acho que o MDB saiu dessas eleições maior do que entrou. A união de todas as suas lideranças em busca dos mesmos objetivos fortaleceu as relações internas e, para os eleitores, conseguiu defender bandeiras democráticas que motivaram a fundação da sigla e construíram a sua tradição republicana.”
 
2024 
“Nas eleições municipais de 2020, o MDB foi a sigla que mais cresceu em Pernambuco, passando a ser o segundo partido com o maior número de prefeitos eleitos no estado. A nossa meta é continuar crescendo. Primeiro, através da ampliação do quadro de filiados e, depois, lançando um maior número de candidatos visando eleger bem mais prefeitos, prefeitas e vereadores nas eleições de 2024.”
 
Raquel Lyra
“As grandes decisões partidárias do MDB são tomadas conjuntamente e de forma democrática. Até o momento, a executiva do partido não se reuniu para tratar desse assunto, mas acredito que isso deva ocorrer brevemente. De minha parte, tenho uma relação política e pessoal excelente com a governadora Raquel Lyra e torço muito pelo sucesso da sua gestão. Por outro lado, devo salientar que, acima de questões partidárias, farei tudo o que tiver ao meu alcance para somar com todas as forças políticas do estado para a construção de um Pernambuco melhor.”
 
Experiência no Congresso
*Os primeiros meses em Brasília foram de muito trabalho, muita dedicação e muito aprendizado, mas também muito gratificantes pelas metas atingidas, seja no plenário da Câmara, seja nos órgãos e ministérios que visitei em busca de recursos para o meu Pernambuco. Fui bem recebida por todos os parlamentares que tive o privilégio de conhecer, em especial, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o deputado federal Baleia Rossi, presidente do meu partido, o MDB, além do líder da bancada emedebista, Isnaldo Bulhões, e as mulheres que compõem comigo a bancada feminina.”
 
Mandato
“Consegui a titularidade da Comissão de Saúde da Câmara, e como tal, apresentei um requerimento para que fosse instituído o Dia Nacional em Defesa da Vacina, uma data que levanta o debate sobre a importância da imunização por meio da vacinação. Também protocolei Projeto de Lei 1172/2023, que aumenta a pena do crime de importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, que é uma prática criminosa que afeta unidades federativas que recebem importações via portos, como o Porto de Suape, em Pernambuco.

Também apresentamos o PL 1397/2023, que dispõe sobre o aproveitamento da água de chuva para fins potáveis. Destaco ainda o fato de ter participado de audiência com nove ministros e ministras, visando estreitar caminhos para obtenção de recursos para municípios pernambucanos, com muito sucesso na maioria das negociações.”
 
Pauta municipalista
“O meu contato com os prefeitos do meu estado precede à minha candidatura como deputada federal. Isso me foi propiciado pelo fato do meu pai, Paulo Roberto, ser prefeito da cidade de Vitória de Santo Antão e, nessa condição, eu o acompanhava nas reuniões da Amupe, na qual ele ocupa o cargo de primeiro-secretário desde 2021. Foi nesse ambiente que criei laços políticos e afetivos com prefeitos de todas as regiões de Pernambuco. Sendo assim, é natural que o meu escritório em Brasília tenha recepcionado vários prefeitos durante toda a semana da marcha [dos prefeitos].

Buscamos caminhos de cooperação para o fortalecimento dos municípios que, respectivamente, são representados por cada chefe do Executivo municipal que tivemos o privilégio e a satisfação de receber. O fortalecimento dos municípios foi uma das pautas da minha campanha e pretendo fazê-la valer durante todo o meu mandato.”

Fonte: Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário