Ao longo de toda sua vida pública, o economista Fernando Dueire sempre atuou em funções técnicas, com passagens por diversos órgãos e concursado da CBTU. No período de 1999 a 2006 foi o supersecretário de Infraestrutura do então governador Jarbas Vasconcelos e tirou do papel diversas obras, dentre elas a duplicação da BR-232 que garantiu desenvolvimento para todo o interior de Pernambuco. Apesar de ter bom trânsito, Dueire nunca havia disputado mandatos eletivos, ficando nos bastidores emprestando sua capacidade técnica ao estado.
Nas eleições de 2018 foi escolhido por Jarbas Vasconcelos para ser o seu suplente. Naquela ocasião, o ex-governador e ex-prefeito encerrava um hiato de quatro anos na Câmara dos Deputados e tentava voltar ao Senado Federal, foi uma eleição extremamente difícil, mas Fernando teve forte atuação na construção do projeto vitorioso do emedebista, que conquistou sua sexta vitória majoritária.
Havia uma disputa nos bastidores pela indicação do suplente de Jarbas, devido ao seu favoritismo para a disputa, mas o senador fez questão de colocar Dueire como companheiro de chapa, e em novembro do ano passado, o também emedebista deixou os bastidores para exercer a função de senador por um período de quatro meses.
Antes disso, teve papel determinante para a construção da brilhante vitória do deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho, que conquistou uma votação expressiva em diversas regiões do estado. Dueire sabia da importância deste resultado para a manutenção do legado de Jarbas Vasconcelos e arregaçou as mangas para que Jarbas Filho fosse vitorioso.
Em quatro meses no Senado Federal, Dueire já mostrou que não era um mero suplente, neste período ajudou na liberação de recursos para os municípios pernambucanos e tomou posições que lhe deram grande protagonismo, como a da disputa pela mesa diretora do Senado. A licença de Jarbas vencia ontem, mas por decisão do próprio senador, foi prorrogada por mais um mês, e após a Marcha dos Prefeitos, que reuniu diversas lideranças do estado na capital federal, todos chegaram à conclusão que Jarbas não poderia ter escolhido suplente melhor, pois assim tem a segurança de que seu mandato seguirá bem representado até a hora que entender ser melhor voltar ao Senado Federal.
Projeto – “Tenho estado próximo da população com um trabalho mais voltado às áreas mais carentes de Jaboatão. Conheço o município e estou gostando do que estou fazendo. É com trabalho que vem o retorno político. Encaro com naturalidade e paciência”, respondeu o prefeito Mano Medeiros, na entrevista à Rádio Folha, ao ser questionado sobre se tem confiança na reeleição no próximo ano.
Fernando Monteiro – No terceiro mandato na Câmara dos Deputados, Fernando Monteiro (PP) vem se destacando em Brasília pela forte capacidade de articulação para conquistar recursos federais para os seus municípios. As eleições do ano passado o consolidaram na política pernambucana como um dos melhores parlamentares do estado.
Mata Norte – O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, e o primeiro-secretário da Alepe, Gustavo Gouveia, se preparam para conquistar a prefeitura de Carpina. O grupo tem tudo para tornar-se hegemônico na Mata Norte nas eleições do próximo ano.
Inocente quer saber – Quando sairá a oficialização do comando da Codevasf?
Nenhum comentário:
Postar um comentário