Os líderes da bancada pernambucana na Câmara Federal, deputados Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), se reuniram e listaram assuntos importantes e delicados para serem discutidos com a governadora Raquel Lyra (PSDB). A Transnordestina, a Escola de Formação de Sargentos e as emendas parlamentares são os principais. O grupo de 25 deputados e deputadas quer ser novamente recebido pela chefe do Executivo. O primeiro encontro, convocado pela governadora, aconteceu no dia 10 de fevereiro especialmente para debater a volta do ramal Suape-Salgueiro ao projeto da ferrovia e recursos para concluir a obra. Houve fatos novos e o assunto precisa ser atualizado. Em março, a governadora ignorou o convite para conhecer em detalhes o projeto da Escola de Sargentos. Uma semana depois, se reuniu em Brasília com o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro. Mas sem os deputados, com quem até agora não voltou a falar sobre o assunto. A unidade deve ser instalada na Região Metropolitana do Recife e vai custar R$ 1,8 bilhão. Outro ponto da pauta é o destino de cerca de R$ 40 milhões que a bancada conseguiu para o Estado através da liberação de emendas. Reconduzido à liderança na última quarta-feira, Coutinho deve contactar a governadora na próxima segunda. “A gente quer sentar com ela também para saber o andamento das coisas, se ela já definiu as ações e quais serão realizadas (com a verba das emendas)", contextualizou o deputado. “A bancada toda está a disposição da governadora e tem total interesse de ajudá-la na sua gestão", assegurou.
Exemplo a não ser seguido
Recorrer à Justiça para não pagar o piso dos professores de Serra Talhada, no Sertão, deixou a prefeita Márcia Conrado (PT), em situação desconfortável. Prefeitos comentam que deixar de cumprir uma decisão federal não é um bom exemplo para quem comanda também a Associação Municipalista de Pernambuco. A categoria, em greve desde a sexta-feira (14), faz assembleia na segunda (24) e passeata, na terça. O que a prefeita precisa é seguir recomendação do Ministério Público e reduzir despesas. Educação é investimento.
REELEIÇÃO Impressiona a falta de oposição na Câmara de Caruaru. Dos 23 vereadores da cidade, apenas um não é da base do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e nem sempre se manifesta. Adversários lamentam e reconhecem que a disputa na cidade é muito favorável ao substituto de Raquel Lyra.
MARCA Não ser reconhecido apenas como oposição à governadora Raquel Lyra (PSDB). O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) tem colocado o pé na estrada. Quer seu mandato mais próximo dos prefeitos e dos movimentos sociais e religiosos.
AFRO Se depender da Câmara do Recife o Afoxé já se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Projeto do vereador Ivan Moraes (PSOL) foi aprovado na quinta-feira (20). Só precisa da sanção do prefeito João Campos (PSB)
Fonte:Blog da Folha de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário