quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Os caminhos do PT no Recife

 

Os três cenários possíveis para o PT, segundo o deputado estadual João Paulo disse em recente conversa com o nosso Blog na eleição do Recife são os seguintes: o primeiro e considerado a opção mais viável e a que provavelmente deve acontecer é o partido compor com João Campos indicando a vaga de vice-prefeito. Bastante visada, se deve ao fato do favoritismo do prefeito bem como a possibilidade de uma renúncia para disputar o Governo de Pernambuco e com isso quem estiver ocupando a vaga de vice herda mais da metade do mandato.

Isso ocorreu no ano de 2022 nos municípios de Caruaru, Jaboatão e Petrolina. Em todos os casos, os prefeitos reeleitos tiveram em suas chapas alguém de sua cozinha (como se diz na política) e de seu partido, em uma chapa puro sangue. Esta inclusive é uma prerrogativa que está sendo levantada nos bastidores por apoiadores de João, e inclusive naqueles que defendem que o prefeito dispute a eleição estadual em 2026.

A segunda opção para o PT, é abrir mão de indicar o vice e apoiar o projeto de reeleição de João Campos sem nenhuma exigência. Com isto, a legenda estaria abrindo diretamente mão de um projeto de Governo em 2026, algo que não está hoje nos planos da legenda. Em entrevista na última segunda-feira, o deputado Carlos Veras disse que a prioridade do partido em Pernambuco para o ano de 2026 é Humberto Costa, seja para o Governo ou para o Senado. 

A última opção para o partido neste ano na capital é disputar a Prefeitura. Esta hipótese está praticamente descartada, segundo disse a senadora Teresa Leitão recentemente que só um tsunami poderia deixar o PT e o PSB separados na eleição do Recife. Logo, ou o PT consegue emplacar a vaga de vice na chapa de João Campos ou opta por apoiar o prefeito sem exigir a vaga de vice. 

A última hipótese, por ora, está descartada.

Nomes

Três nomes são trabalhados pelo PT para a vice de João Campos. O deputado federal Carlos Veras, a vereadora Liana Cirne e o assessor especial do MRI. Caso o indicado seja Carlos Veras e o prefeito João seja reeleito, a atual vereadora Liana Cirne se tornaria deputada federal automaticamente tendo em vista que é a primeira suplente da legenda.

Peso

Nas duas últimas eleições o PT conseguiu conquistar no primeiro turno na capital mais de 20% das intenções de votos. Além disso, o partido faz parte de uma federação que leva consigo ainda o PC do B e o PV. Em 2012, quando a legenda teve o seu pior desempenho eleitoral ainda conquistou mais de 15% no primeiro turno. É justamente esta conta que está sendo levada para que o partido consiga a indicação da vice.

Segundo turno

Acredita-se que ainda com todo o favoritismo do prefeito João Campos para a eleição deste ano, caso o PT dispute a eleição, conseguiria forçar um segundo turno o que querendo ou não iria ser prejudicial para a imagem que o prefeito quer construir tanto para o pleito deste ano quanto para o de 2026. Hoje a oposição já conta com nomes como o ex-ministro Gilson Machado Neto e muito provavelmente com o secretário Daniel Coelho e a deputada estadual Dani Portela.

Agenda

A pré-candidata a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, está dedicada em seu projeto político na cidade. A ex-prefeita se reuniu com o senador Humberto Costa. Após o encontro, Madalena teceu elogios ao petista e disse que " a união de forças e ideias para transformar desafios em oportunidades" na cidade de Arcoverde.

Destino

Após o PSB confirmar que caminhará defendendo a reeleição do prefeito Simão Durando em Petrolina, os olhares se voltam para qual será a posição a ser adotada na cidade pelo deputado federal Lucas Ramos que era o nome natural da legenda na disputa da cidade. A tendência é que o parlamentar apoie um nome de oposição na cidade. Lucas já havia dito que não subiria no mesmo palanque que Miguel na cidade.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário