por duas vezes, Zeca Cavalcanti utilizou seu prestígio político para eleger Madalena Brito, sua vice-prefeita, como prefeita de Arcoverde, que na reeleição derrotou a esposa de Zeca. Na disputa seguinte, Madalena bancou Wellington Maciel que derrotou o próprio Zeca. Passados quatro anos, Madalena já não está mais com Wellington e ambos serão candidatos em outubro contra Zeca.
Com cerca de 50 mil eleitores, Arcoverde exerce uma função estratégica no sertão do Moxotó pela sua privilegiada posição geográfica, além disso, a cidade já teve o próprio Zeca Cavalcanti como deputado federal, evidenciando também sua importância política a nível estadual.
A fragmentação oposicionista, em tese, poderia beneficiar o prefeito Wellington Maciel, porém sua gestão não conseguiu se encontrar nos últimos três anos, vivenciando um apagão em diversas áreas e ostentando índices de desaprovação muito acima do aceitável. O que aponta para um fortalecimento da oposição, que disputará o pleito dividida.
Três forças disputando numa cidade que não tem segundo turno apontam para um cenário de completa imprevisibilidade, possibilitando uma recuperação do prefeito ou a vitória um dos dois ex-prefeitos, que já foram aliados em outrora mas hoje prometem uma disputa fratricida pelo comando do executivo municipal.
Ritmo acelerado – O senador Fernando Dueire (MDB) deverá intensificar as articulações do seu mandato para fortalecer os municípios pernambucanos na volta do recesso parlamentar em fevereiro. Além do mais, irá se debruçar na construção de candidaturas pelo MDB a prefeito e vereador em diversas regiões do estado. Sucessor de Jarbas Vasconcelos, Dueire tomou gosto pela política e será um importante ator em 2024 e 2026.
Prestigiada – A festa de aniversário da secretária de Imprensa, Daniella Brito, foi bastante prestigiada por integrantes do governo Raquel Lyra e de membros do jornalismo pernambucano. Dani é bastante querida e respeitada pelos colegas e pelo meio político, pois sempre agiu com seriedade e respeito. Sua presença na equipe da governadora engrandece o governo estadual.
Retomada – O Governo de Pernambuco e a secretaria de Turismo confirmaram a retomada do voo direto entre Recife e Madri pela Air Europa, destacando a importância da nova rota para fortalecer a conexão do estado com o mundo e impulsionar o turismo. Os voos iniciam em junho deste ano.
Recorde – Com o ano de 2023 encerrando com recorde de 9 milhões de passageiros, incluindo 315 mil em voos internacionais, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur asseguram prioridade nas contrapartidas para manter a conexão Madrid-Recife, considerada estratégica para atrair turistas europeus e impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico de Pernambuco.
Inocente quer saber – Quais serão os próximos voos internacionais anunciados para Pernambuco?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário