terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Ações de Silvio Costa Filho e Raquel Lyra são comemoradas por empresários do setor portuário

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a governadora Raquel Lyra a autorização para viabilização do empreendimento no Porto de Suape

Empresários tem celebrado as mudanças vinculadas com o setor portuário, principal responsável pelo fluxo comercial brasileiro no exterior. Entre os políticos que foram vistos como responsáveis por abrir espaço para modificações foram a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PDSB), e o ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula (PT), Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). 

Atuações de Silvio Costa Filho e Raquel Lyra são celebradas pelo empresariado

A indicação por parte de muitas lideranças empresariais é de celebração por mudanças aprovadas para o setor portuário, área responsável por 95% do fluxo comercial do Brasil no exterior. É apresentado pelo empresariado vinculado com a área que entre os principais contribuintes para as alterações estavam Raquel Lyra e Silvio Costa Filho. 

Ao ministro dos Portos e Aeroportos, que lidera o ministério responsável diretamente pelo setor portuário, é atribuído o papel de garantir a inclusão do Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto) na Reforma Tributária. Esse incentivo estimula o desenvolvimento de uma maior infraestrutura das redes portuárias brasileiras

O Reporto já existia, mas precisava ser incluído na Reforma Tributária para não ser prejudicado com o desenvolvimento do projeto de lei. Esse incentivo tinha prazo de expiração até 31 de dezembro de 2023

Segundo o vice-presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários, Manoel Ferreira: "A atuação de Silvio Costa junto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi fundamental para a sua inclusão [do Reporto]". 

Sobre Raquel Lyra, o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários de Pernambuco, Roberto Miranda, afirma que foi a governadora que garantiu a autorização de licitação para realização de obras de dragagem no canal interno do Porto de Suape. Essa permissão fará com que seja possível atracar navios de maiores portes no porto. 

Miranda declara que essa definição assegura que o Porto de Suape seja um dos com maior capacidade operacional no Brasil, o que irá "contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico regional".

Foi lançado em 22 de dezembro o edital para licitação do projeto que custará R$ 204 milhões, com R$ 101 milhões advindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Fonte: Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário