domingo, 7 de maio de 2023

CNM participa de oficina “AdaptaBrasil”, plataforma de indicadores de mudanças climáticas

 

WhatsApp Image 2023 05 05 at 17.55.34A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio das áreas técnicas de Meio Ambiente e Planejamento Territorial e Habitação, participou da oficina sobre o uso do Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças Climáticas, plataforma “AdaptaBrasil”. O evento foi realizado entre os dias 3 e 4 de maio.

Vale destacar que a plataforma foi pensada para sistematizar dados a fim de mapear riscos de impacto em recursos hídricos, segurança alimentar e energética, infraestrutura portuária, saúde, desastres geo-hidrológicos e eventos climáticos extremos, ou seja, índices de importante gerenciamento a fim de auxiliar na elaboração de políticas e planos de ação de prevenção e mitigação desses impactos no Brasil.

Os indicadores geram mapas com dados do presente e também cenários otimistas e pessimistas para 2030 e 2050, com pontos de atenção que podem ser analisados nas escalas de região, mesorregião, microrregião, unidades federativas ou por Município, facilitando os gestores a avaliar sensibilidades e vulnerabilidades de sua localidade e auxiliando no planejamento do território e nas tomadas de decisões que visem ações de promoção da adaptabilidade e resiliência às mudanças climáticas.

A Confederação reafirma que a atualização desses dados dentro da gestão municipal é importante para a prevenção de eventos extremos e antecipação de cenários, podendo reduzir impactos orçamentários futuros, e o uso desses sistemas auxiliares podem ser ferramentas estratégicas para auxiliar as diversas áreas da gestão municipal.

A colaboração foi a convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que foi desenvolvido em cooperação com a Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP) e a GIZ Brasil (empresa federal alemã de cooperação técnica).

Conheça a plataforma aqui

Fonte:Da Agência CNM de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário