A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio das áreas técnicas de Meio Ambiente e Planejamento Territorial e Habitação, participou da oficina sobre o uso do Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças Climáticas, plataforma “AdaptaBrasil”. O evento foi realizado entre os dias 3 e 4 de maio.
Vale destacar que a plataforma foi pensada para sistematizar dados a fim de mapear riscos de impacto em recursos hídricos, segurança alimentar e energética, infraestrutura portuária, saúde, desastres geo-hidrológicos e eventos climáticos extremos, ou seja, índices de importante gerenciamento a fim de auxiliar na elaboração de políticas e planos de ação de prevenção e mitigação desses impactos no Brasil.
Os indicadores geram mapas com dados do presente e também cenários otimistas e pessimistas para 2030 e 2050, com pontos de atenção que podem ser analisados nas escalas de região, mesorregião, microrregião, unidades federativas ou por Município, facilitando os gestores a avaliar sensibilidades e vulnerabilidades de sua localidade e auxiliando no planejamento do território e nas tomadas de decisões que visem ações de promoção da adaptabilidade e resiliência às mudanças climáticas.
A Confederação reafirma que a atualização desses dados dentro da gestão municipal é importante para a prevenção de eventos extremos e antecipação de cenários, podendo reduzir impactos orçamentários futuros, e o uso desses sistemas auxiliares podem ser ferramentas estratégicas para auxiliar as diversas áreas da gestão municipal.
A colaboração foi a convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que foi desenvolvido em cooperação com a Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP) e a GIZ Brasil (empresa federal alemã de cooperação técnica).
Conheça a plataforma aqui.
Fonte:Da Agência CNM de Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário